31 OUT 2023
Nota de Esclarecimento – Campanha “Prevenção da Violência e Cultura da Paz”
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e da Secretaria Municipal de Governo (Segov), diante das informações mentirosas, trazidas por um “blog” da cidade, vem esclarecer os fatos relacionados à destinação de recursos financeiros da Semusa para veiculação de campanhas educativas na mídia local/regional.

As verbas oriundas de todos os recursos que chegam para o município devem ser gastas apenas e somente com a finalidade para a qual foram destinadas. Dentre elas, o município recebeu, por meio da Resolução 6.949/2019 da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, recursos para incentivo financeiro para campanhas publicitárias voltadas para a promoção da paz e da cultura de não violência.

A Semusa esclarece que a destinação destes recursos para a campanha publicitária para prevenção da violência e promoção da cultura da paz recebeu aprovação do Conselho Municipal de Saúde de Divinópolis no dia 9 de março de 2023.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Guilherme Lacerda Teixeira, falou sobre o rito de deliberação da Resolução 6.949/2019. “O Plano de Trabalho apresentado, do que trata esta resolução, foi discutido amplamente e aprovado pelo Conselho para utilização exclusiva em prevenção contra violência e promoção da paz. A Resolução 006/2023 publicada no Diário Oficial do Município, no dia 10 de março de 2023, inclusive, estabelece a obrigatoriedade de prestação de contas ao Conselho referente aos gastos da resolução”, informou.

Sendo assim, é mentirosa qualquer alegação de que o município tenha retirado ou desviado recursos da área da saúde para gastos com publicidade! Os recursos foram destinados, conforme a Resolução 6.949 com ações preventivas da prevenção da violência e promoção da cultura da paz em nosso município. Portanto, fica demonstrado que uma das finalidades do recurso disponibilizado é o investimento em campanhas preventivas, devidamente submetidas e aprovação pelo crivo do controle social.

Saiba mais sobre a Campanha - Prevenção da Violência e Promoção da Paz

A campanha em questão foi composta de quatro vídeos institucionais educativos, de 30 segundos cada um. No primeiro foi destacada ações importantes no trânsito, como não beber antes de dirigir e não usar o celular. O objetivo deste vídeo é destacar as maiores causas de acidente de trânsito e que mais impacta em ocupação nos leitos hospitalares.

O segundo vídeo fala que a paz e o respeito deve ser uma cultura familiar e ensinada dos pais para os filhos e, consequentemente, através desta ação de prevenção da violência e promoção da paz, diminuindo casos de agressão contra crianças, mulheres e idosos, que impactam na saúde física e psicológica das vítimas.

Já no terceiro vídeo, o foco é a paz nas escolas, que deve ter um ambiente seguro e acolhedor, com respeito ao próximo sem a prática do bullying. Passa também a mensagem de que cultivar a paz nas escolas é essencial para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e pacífica. Somente através da educação das crianças se pode mudar a cultura de uma sociedade e, quando se trata de promoção da paz, através delas, no futuro, números relacionados à violência poderão diminuir.

O quarto vídeo fala da importância da tolerância entre as pessoas para que haja harmonia na sociedade, já que, cada um tem sua personalidade e seus valores. Respeito, empatia, solidariedade, devem ser cultivadas para a promoção da paz. Uma sociedade pacífica é também uma sociedade com menos violência no trânsito, menos crimes, menos agressões contra crianças, mulheres e idosos. Tudo isso, impacta consideravelmente na queda dos atendimentos de saúde, em especial com maior gravidade como nos acidentes de trânsito, ferimentos à bala, agressões dentre outros, além dos atendimentos da área da saúde mental.

Como se lê, todos os assuntos tratados nos vídeos são pertinentes para o bom convívio em sociedade e para a promoção da paz e da cultura de não violência.