A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou nestes últimos dias, por meio da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Candides, rodas de conversa abordando temas importantes da saúde da mulher. As ações ocorreram na própria sede da unidade e foram destinadas a toda a população.
Na manhã de quarta-feira (18/10), a conversa teve como objetivo apresentar alguns fatores que predispõe o câncer de mama e câncer de colo do útero. A ação foi palestrada pelas estagiárias de Medicina, Camila Almada e Camila Ferreira, que abordaram sobre como o emocional pode influenciar nessas questões, o que também foi falado pela psicóloga, Marina Aparecida Ferreira. Logo após, aconteceu ainda uma dinâmica, com a servidora Paulina Alves, onde os presentes deixaram uma mensagem de autocuidado, que foi colocado no painel da unidade.
Finalizando a ação, a usuária Maria Aparecida Prazeres, deu um testemunho muito emocionante, contando de quando teve o câncer de mama e sua luta para vencer a doença. Foi uma importante iniciativa, que reforça a necessidade de se falar sobre a saúde da mulher, especialmente neste período da campanha do Outubro Rosa.
Ontem (19/10), também foi realizada uma roda de conversa, que foi conduzida pelo agente comunitário de saúde (ACS), Clayton Fernandes. Na ocasião, ele abordou diversas questões fundamentais no cuidado da saúde da mulher, como o autocuidado, em especial agora, na campanha da prevenção ao câncer de mama, para a conscientização do tema.
Esta ação, que foi organizada pela servidora Paulina Alves, também contou com a participação da psicóloga, Marina Aparecida, e pelas auxiliares, Graziele do Nascimento, Sabrina Palhares, Guilherme José, Helen Rosa.