A atividade buscou informar as dezenas de profissionais da empresa sobre as infecções sexualmente preveníveis e as formas de prevenção.
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na tarde de quarta-feira (18/10), por meio da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Morada Nova, uma ação educativa para funcionários da empresa AGL Brasil. A atividade aconteceu durante os eventos da Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho (Sipat).
O encontro abordou o tema “Prevenção de IST’s”. Na ocasião, foram realizados 49 testes rápidos em funcionários da empresa, além da distribuição de preservativos masculinos e femininos. Além disso, também foi passada uma série de informações e recomendações sobre a temática, com palestras e dinâmicas, principalmente sobre a prática correta no uso dos preservativos, que é uma das principais formas de prevenir as infecções.
A ação foi organizada pela enfermeira da unidade, Daiana Mara Corgosinho, além da coordenadora da equipe Nascer, Luciana Neto e dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Cerca de 88 funcionários participaram da ação.
A enfermeira, Daiana Mara Corgosinho, reforçou a importância destas ações para toda a comunidade, especialmente agora na campanha do Outubro Rosa, na qual a prevenção e o diagnóstico rápido é fundamental. “A promoção da saúde preventiva colabora para o bem-estar de toda sociedade, abordando um assunto de suma essencialidade para toda a socedade”, disse.
De acordo com a supervisora da unidade, Marcela Eloi, a ação foi fundamental para reforçar a necessidade de se cuidar da saúde sexual. “O objetivo deste trabalho é que a gente possa conseguir diariamente enxergar a saúde sexual como uma parte como outra qualquer do nosso cotidiano. Iremos lidar com a naturalização de conversar sobre sexualidade e educação sexual, e que as IST’s realmente existem”, declarou.