A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad), realizou na tarde de ontem (19/10), uma ação educativa para a conscientização sobre o câncer de mama, em referência ao Outubro Rosa. O evento ocorreu em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
A atividade foi realizada na sede do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), que fica localizada na avenida Getúlio Vargas, n° 121, no Centro, e foi aberta a servidoras do município e a todo público que passava pelo Centro. A iniciativa objetivou informar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce ao câncer de mama.
Na ocasião, alunos do curso de técnico em enfermagem do Senac foram os responsáveis por explicar e orientar os presentes sobre a doença e as formas de prevenção. A atividade foi dividida em quatro estandes, cada uma com um grupo de alunos, que apresentaram temáticas importantes relacionadas a campanha. Também foi disponibilizado para os presentes, preservativos masculinos e femininos de maneira gratuita.
O primeiro estande abordou o câncer de colo uterino. Os alunos trouxeram, então, informações sobre o papilomavírus humano (HPV), apresentando formas para que a mulher reconheça as lesões e entendam a respeito do tratamento para a doença. Além disso, os estudantes mostraram as maneiras de se prevenir, sendo ela com o uso de preservativo ou com a vacinação.
No segundo estande, foi falado sobre a prevenção do câncer de mama. Para a representação da doença, foi levada uma mama artificial para que os presentes pudessem ver e entender sobre as formas de se diagnosticar a doença, principalmente pelo autoexame, e os principais achados, no caso de alterações. Neste grupo, foi realçada também a respeito da importância de se procurar as unidades de saúde do município, no caso de dúvidas, e também sobre o exame da mamografia.
No terceiro grupo, foram abordadas as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), apresentando aos presentes alguns destes problemas de saúde. Neste estande, os alunos alertaram sobre os principais sintomas de cada doença e também detalharam sobre a prevenção ensinando a maneira correta de usar o preservativo feminino, por exemplo, além de formas de higienização e as vacinas.
No último estande, o espaço foi dado espaço para a apresentação as IST’s no sexo masculino, já que a relação sexual heteroafetiva é uma das principais formas de transmissão destas infecções. Por fim, também foi passada a maneira correta de usar o preservativo masculino e a importância desse tipo de prevenção.
A artesã, Maria Lúcia Miranda, passou pelo CAC e parou para prestigiar a ação. Ela comentou sobre a atividade e fez uma série de comentários positivos. “Foi ótimo, eu gostei bastante. Essas ações de conscientização para as mulheres, que falam sobre a necessidade de se cuidar, são extremamente importantes para todos nós. Só nos cuidando para conseguirmos ter uma vida mais saudável. Espero que mais ações destas aconteçam!”, comentou.
A aluna do curso de técnico em enfermagem do Senac, Ana Laura Cunha Evangelista, que foi uma das responsáveis pela apresentação, refletiu sobre a importância destas ações do Outubro Rosa para toda a sociedade. “É muito importante que todas as mulheres se preservem sobre o câncer uterino e sobre o câncer de mama. Então é essencial que todas realizem exames de rotina, façam consultas anuais e se conscientizem sobre o uso do preservativo. Nosso objetivo é esse, dar um holofote a todos sobre a saúde sexual”, afirmou.
Outra aluna do curso que também estava na apresentação foi Júlia Antunes, que reforçou que essas ações também são importantes tanto para mulheres, mas também para os homens. “É muito importante também a presença dos homens aqui, já que eles são precursores de algumas coisas que podem ocasionar o câncer de colo uterino, principalmente pelo contato sexual sem o preservativo. Então nós viemos aqui como uma forma de conscientizar toda a população sobre essas questões”, refletiu.
A docente de enfermagem do Senac, Livian Carrilho Menezes, responsável pelos estudantes na ação, falou da importância da conscientização de toda a população sobre o tema. “Falando sobre prevenção e promoção à saúde, é sempre importante trazer as temáticas envolvidas na saúde da mulher, principalmente agora nesta campanha do Outubro Rosa. Então todos tópicos aqui abordados, foram trabalhadas em sala de aula com os alunos e agora aqui, eles podem realizar essas ações que transmitem os conhecimentos aprendidos e, correlacionar o que foi visto nas aulas, com as ações práticas, que são fundamentais para toda a população”, destacou.
De acordo com a diretora de Administração de Divinópolis, Syulla Rocha, a realização deste tipo de atividade é uma excelente forma de transmitir informação para a comunidade. “Essas ações são importantes para conscientizar tanto a população quanto os nossos servidores sobre a importância da identificação precoce do câncer de mama. Hoje nós estamos trazendo o Senac como parceiro, e é muito importante para a Prefeitura trazer as escolas para as iniciativas, já que é uma forma de trazer o ensino para nos ajudar na conscientização”, declarou.