A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com Conselho Municipal de Pessoa com Deficiência (CMPD), divulga a 2ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência que acontecerá no dia 31 de outubro na faculdade Una, localizada na rua Coronel João Notini, nº 151, no Centro..
A Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência tem como objetivo elaborar propostas de diretrizes da política municipal e estadual de promoção, proteção e desafios dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Os participantes terão que preencher o formulário através do link
https://forms.gle/N8c3rFt2xjMfMB6o9 até o dia da realização do evento (31/10).
O evento terá como tema central ‘’Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo’’ sendo discutidos em 5 eixos orientadores, sendo eles:
Eixo 1- Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência
Eixo 2- Garantia de acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificado
Eixo 3 – Financiamento da promoção dos direitos da pessoa com deficiência
Eixo 4 – Cidadania e Acessibilidade
Eixo 5 – Os desafios para a comunicação universal
A comissão instituída para organização da conferência terá a seguinte composição:
Conselheiros do CMPD:
Conselheira Sociedade Civil – Natália Maria Boari da Cruz
Conselheira Sociedade Civil – Cecilia Neves Silveira
Conselheira Sociedade Civil – Vanessa Melo Silva
Conselheiro Governamental – Renata Luiza Palhares
Conselheiro Governamental – Clarissa Pena Ferreira
A comissão além das decorrentes normativas e diretrizes do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) terão as seguintes atribuições: orientar e acompanhar a realização e os resultados da conferência, preparar e acompanhar a operacionalização, propor e encaminhar para aprovação do colegiado, critérios de definição de números de delegados e seleção de adolescentes, regulamento, regimento interno, dentre outros. Ainda divulgarão e darão suporte técnico e operacional durante o evento e manter o colegiado informado sobre os andamentos e providências que foram tomadas.
A Secretaria Municipal de Assistência Social ficará responsável pela adoção das providências necessárias, além de proporcionar e assegurar o apoio técnico, financeiro e administrativo necessários ao funcionamento da Comissão Organizadora e a realização da 2ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência.
A comissão organizadora poderá contar com colaboradores eventuais, para auxiliar no evento. São considerados colaboradores eventuais, conselheiros, instituições e órgãos governamentais e da sociedade civil, bem como consultores e convidados.