Conhecendo o cenário de transmissão e a importância do diagnóstico, a ação objetiva ampliar o acesso da população e difundir os métodos de prevenção
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a equipe itinerante do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoverá neste sábado (21/10), uma ação de prevenção a Sífilis. A atividade acontecerá por toda a manhã, das 8h às 13h, no quarteirão fechado da rua São Paulo, no Centro.
A campanha visa levar até população informações sobre a forma de transmissão, assim como as complicações causadas pela infecção, os métodos de prevenção e o tratamento. A ação também ofertará a testagem para que a população tenha conhecimento do seu status sorológico.
Em Divinópolis, segundo os dados de janeiro a agosto de 2023, divulgados pela Vigilância Epidemiológica da Semusa, houve registro de 195 casos de sífilis, sendo 154 de sífilis adquirida, 31 de sífilis em gestantes e 10 de sífilis congênita. Dos casos de sífilis adquirida, 69,48% foram em homens, e 30,52%, em mulheres.
A Sífilis é um agravo de saúde curável e exclusiva do ser humano, transmitida nas relações sexuais sem preservativos com uma pessoa infectada, que é chamada sífilis adquirida. Ela também pode ser transmitida da mãe para o feto na gestação e parto, chamada Sífilis congênita, podendo apresentar severas consequências.