A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur), informa como está a iluminação pública do município atualmente, com a troca das lâmpadas convencionais pelas de Led. Este projeto visa entregar uma qualidade de vida melhor e mais segura para a população, além de gerar economia para os cofres públicos.
O parque de iluminação pública de Divinópolis é composto, atualmente, por 31.550 pontos. De todos esses pontos, cerca de 17.654 já foram modernizados desde o início da gestão, representando, portanto, 56% do parque do município. Além disso, o projeto já contemplou 76 bairros de toda Divinópolis, sendo eles centrais e periféricos, como Bom Pastor, Esplanada, Costa Azul e Santos Dumont. Também foram beneficiadas algumas comunidades da cidade, como Perobas, Cachoeirinha e de Buritis.
Além desta modernização, houve também a instalação de uma série de novos pontos. Segundo os dados divulgados pela Semsur, 789 novos locais foram contemplados, por meio de obras de expansão da rede elétrica para atendimento da iluminação pública.
Com essa troca, a segurança também será beneficiada, já que os novos dispositivos terão maior duração e amplitude de iluminação das vias na parte da noite. Outro item que é ponto favorável para a substituição é o custo, pois as lâmpadas de Led proporcionam uma redução significativa no consumo de energia elétrica das áreas públicas e, consequentemente, na economia para a cidade, o que possibilita maiores investimentos na área.
Outro benefício das iluminações de Led é que elas não possuem materiais danosos ao meio de ambiente, graças a sua tecnologia, que não emite radiação. Além disso, o número de luminárias que serão descartadas será infinitamente menor, já que tem o aumento de três anos de vida útil, das lâmpadas convencionais, para no mínimo dez das novas lâmpadas.
Com o avanço das tecnologias, as luminárias públicas de Led oferecem longa vida útil, evitando substituições constantes e prejuízos, garantindo mais uma economia para a cidade. Esse fator reduziu em 90% as manutenções rotineiras e apresenta uma melhoria enorme para o município.