05 OUT 2023
PREFEITO
VICE-PREFEITA
Prefeito e vice-prefeita visitam passagens de nível da VLI
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Governo (Segov),  informa que, o prefeito Gleidson Azevedo, e a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, visitaram hoje (5/10) as passagens de nível (PN) da VLI, em cumprimento da agenda institucional.

A visita se deu para o prefeito e da vice-prefeita tomarem conhecimento sobre as operações da VLI do ponto de vista do maquinista. O trajeto feito de trem, durou cerca de 25 minutos, e passou pelo perímetro urbano de Divinópolis, do bairro Esplanada ao Centro, até a PN do São Roque, sentido a Santo Antônio dos Campos (Ermida).

Também participaram desta ação, o secretário de Trânsito, Lucas Estevam e do secretário de Fiscalização de Obras Públicas, Paulo José Silva, além do o corpo técnico da VLI dos setores de Operação, Via Permanente, Locomotivas e Relacionamento Institucional.

Ao longo do trajeto, que teve início na passagem de nível ao lado da Gerdau, os presentes passaram por 11 PN’ s, sendo possível visualizar as dificuldades que a VLI enfrenta nas suas atividades do dia a dia, como pedestres e carros que não respeitam a buzina do trem. Também foi possível observar também as atividades que a VLI realiza. Curiosidades, como tempo de frenagem, funcionamento da locomotiva, cargas que passam pela cidade, municípios e estados que são acessados por via rodovia através da linha que corta Divinópolis, foram esclarecidas.

De acordo com a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, esta foi uma agenda importante. “Foi um momento histórico. Recebemos uma apresentação técnica do limite máximo de velocidade permitida do trem, dentro da área urbana, que são no máximo 15 km por hora, a importância do acionamento da buzina em todas as passagens, funcionamento da locomotiva e o tempo de frenagem, dentre várias outras questões”, destacou.

Outro ponto observado, foi o avanço da obra do projeto do Centro de Controle de Passagem de Nível (CCPN), que vai possibilitar o monitoramento 24 horas das PN’s, além da instalação das cancelas eletrônicas, com foco na segurança ferroviária da população, além do cronograma de capina e roçada da linha férrea.