A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semede), celebra o reconhecimento como uma das dez cidades com melhor desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais, segundo estudo divulgado no dia 8 de maio pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O município aparece em 9º lugar no ranking estadual, com um índice de 0,8095, em uma escala que vai até 1 ponto – o que classifica a cidade com desenvolvimento alto.
O levantamento, que faz parte do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), é um dos mais respeitados do país e avalia anualmente os municípios brasileiros em três dimensões: emprego e renda, saúde e educação. Nesta edição, foram analisados 5.550 municípios, que representam 99,96% da população brasileira.
Saúde e Educação avançam na cidade
De acordo com a especialista da Firjan, Glenda Neves Lino, Minas Gerais apresentou um desempenho acima da média nacional, com 61% dos municípios classificados como de desenvolvimento moderado ou alto, o que representa 84% da população mineira.
No caso de Divinópolis, o destaque vem do equilíbrio entre os três indicadores, com melhoria contínua nos últimos anos. O avanço é reflexo direto dos investimentos feitos pela administração municipal em áreas estruturantes como educação pública, saúde básica, fomento à empregabilidade, incentivo à inovação e fortalecimento do ecossistema econômico local.
Reconhecimento do trabalho
Para o prefeito Gleidson Azevedo, o reconhecimento é motivo de orgulho e responsabilidade: “Estar entre os 10 municípios mineiros mais bem posicionados no desenvolvimento socioeconômico é resultado de uma gestão focada, do esforço coletivo dos nossos servidores e da parceria com o setor privado e a sociedade civil. Este é um sinal claro de que Divinópolis está no rumo certo”, disse.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDE), também comemorou o avanço. “Temos trabalhado com políticas públicas integradas, baseadas em dados e com foco em resultados. O reconhecimento da Firjan reforça o potencial de Divinópolis como polo regional de inovação, saúde, educação e geração de oportunidades”, declarou.
Metodologia do Ranking
O IFDM atribui pontuação de 0 a 1 para cada um dos três indicadores. Quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho do município. Os conceitos são classificados da seguinte forma:
* 0 a 0,4: desenvolvimento crítico
* 0,4 a 0,6: desenvolvimento baixo
* 0,6 a 0,8: desenvolvimento moderado
* 0,8 a 1,0: desenvolvimento alto
Divinópolis atingiu 0,8095, ficando no grupo de desenvolvimento alto, junto a cidades como Poços de Caldas, Alfenas, Uberlândia e Pouso Alegre.
Resultado que reflete compromisso com Políticas Públicas eficientes
Esse resultado consolida Divinópolis como um dos principais polos de desenvolvimento do Centro-Oeste Mineiro, com forte atuação em educação, saúde, geração de emprego e promoção da inovação.
A Prefeitura reforça o compromisso de seguir implementando ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população, com gestão responsável, diálogo com a sociedade e estímulo à transformação social e econômica.