A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que foi realizada ontem (4/10), pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps III/Sersam), em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) 1 e com a Atenção Primária, mais uma reunião de matriciamento.
A ação foi realizada pelo assistente social do Caps III, Ronaldo Duarte, e pela médica psiquiatra, Kelly Fonseca, que discutiram, na ocasião, diversos casos clínicos. Além disso, a psiquiatra conduziu uma roda de conversa abordando o tema “Transtorno Afetivo Bipolar”, na qual foram passadas diversas informações e orientações para os presentes.
Estiveram presentes na reunião, representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps Ad), do Caps III e de oito unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) do município. Cerca de 24 participantes participaram da atividade.
O matriciamento de saúde mental na atenção básica é uma ferramenta importante para a capacitação das equipes no cuidado em saúde mental. A ação tem como função auxiliar a produzir saúde, onde duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam propostas de intervenção pedagógico-terapêutica para os usuários do SUS.