A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que foi realizada uma ação ontem (26/9), pelas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) Sagrada Família/ Santa Lúcia e Vila das Roseiras, abordando questões importantes da campanha do Setembro Amarelo, mês dedicado a valorização da vida.
A ação aconteceu na sede da unidade Sagrada Família e contou com a participação de cerca de 30 usuários. A roda de conversa foi mediada por Wanderson Teixeira, psicólogo que atualmente coordena o Serviço de Referência em Saúde Mental (Sersam) e contou ainda com a participação dos servidores das três unidades de saúde.
Na ocasião, os presentes tiveram a oportunidade de conversar, realizar desabafos e serem ouvidos. Durante a ação, foi realizada a dinâmica "Estoure sua dor", na qual, foram usados balões com nomes de sentimentos, como raiva, mágoa, ressentimento e luto, e cada usuário pôde, ao estourar o balão com o sentimento sofrido, libertar-se de forma simbólica dessas emoções.
Além disso, o psicólogo também realizou uma série de recomendações, de forma bastante interativa, sobre temas relevantes, como importância da valorização da vida, de lidar com as frustrações, além de ouvir e acolher cada paciente em suas demandas. A atividade encerrou com um delicioso café, para que os presentes pudessem confraternizar e compartilhar as suas experiências.
De acordo com o supervisor das unidades, Fernando Divino da Silva, a atividade foi muito satisfatória para todos os presentes. “Essas ações são de grande valia para uma maior interação entre comunidade e equipe de saúde e proporcionam momentos de aprendizados de diversos temas relacionados com a saúde e bem-estar do corpo e da mente”, refletiu.