A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que foram realizadas nesta semana, ações estratégicas das unidades Estratégica de Saúde da Família (ESF) Nilda Barros e Ipiranga, com objetivo de viabilizar o acesso dos beneficiários cadastrados no programa federal Bolsa Família.
Na ESF Nilda Barros, a atividade aconteceu na noite de quarta-feira (20/9), com a pesagem de 15 pessoas. Na ocasião, foram realizados também 10 eletrocardiogramas de pacientes trabalhadores e que tinham essa demanda agendada, além da pesagem do Bolsa Família. Estiveram presentes, as agentes comunitárias de saúde (ACS), Carolyna Kássia e Lívia Cristina, além da enfermeira, Luana Silva, e a técnica de enfermagem, Roselene Daldegan.
Já na unidade Ipiranga, a ação foi na noite de ontem (21/9), e contou com a pesagem de 68 pessoas credenciadas no Bolsa Família, além da realização de 36 escovações em crianças e adultos, saúde odontológica de crianças e atualização do esquema vacinal de 42 pessoas. Participaram da atividade, as ACS´s, Isabel Cristina e Emanuele Araújo; as dentistas, Lidiane Claudiano e Patrícia Costa; a auxiliar de saúde bucal (ASB), Geovânia Teixeira; o enfermeiro Danilo Lúcio e as técnicas de enfermagem, Roselene Daldegan, Fernanda Oliveira e Raíssa Mendes.
Segundo Vanessa Ribeiro, referência técnica da Diretoria da Atenção Primária à Saúde (Daps) do programa Bolsa Família, essa ação é de extrema importância para os atendidos. “Garantir que as famílias beneficiárias do Bolsa Família tenham acesso a cuidados adequados é primordial para assegurar seu bem-estar. É importante frisar que o descumprimento das condicionalidades de saúde, pode resultar na suspensão ou até mesmo no cancelamento do benefício do programa”, ressaltou.
De acordo com o supervisor das unidades, Alisson Israel Rodrigues, as ações são formas estratégicas de assegurar o acesso do beneficiário assistido, de forma atualizada. “Essa pesagem acontece uma vez a cada semestre em todas as unidades de saúde durante a vigência da atualização. É importante o usuário se atentar aos prazos para atualizar a pesagem e conferência do cartão vacinal, a não-observância pode acarretar na suspensão do benefício”, declarou.