A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa algumas ações realizadas pelas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Candidés e Niterói, durante a semana.
A última terça-feira (19/9), ficou marcada pelo primeiro encontro do grupo de tabagismo da unidade Candidés. Cerca de 20 pessoas participaram do encontro, que foi conduzido pelo médico da ESF, Paulo Henrique Martins, e pela enfermeira, Daiane Regina. Além disso, as agentes comunitárias de saúde (ACS), Graziele do Nascimento e Sabrina Palhares, fizeram atualização do cadastro dos pacientes e a assistente de saúde bucal (ASB), Adrielly Caroline, fez atividades de educação em saúde bucal.
As atividades do grupo acontecerão semanalmente, sempre as 18h, e abordarão temas importantes relacionados ao assunto, além de passar orientações e informações aos participantes, com atividades e serviços na unidade.
Na tarde de ontem (20/9), e na manhã de hoje (21/9), a ESF Niterói recebeu a presença da professora Luciana Muniz, e de acadêmicos da Unifenas, juntamente com estudantes de medicina da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), para realização de ações de prevenção e detecção precoce ao câncer de cabeça e pescoço. Ao todo, 35 usuários participaram das ações educativas.
Na atividade, foram debatidas e passadas orientações e recomendações importantes sobre o tema, bem como informações sobre os cuidados que são necessários ter com esse problema de sáude. A Semusa reforça que essas atividades instrutivas são fundamentais para que toda a população fique ciente do que fazer para prevenir e, caso aconteça, detectar a doença o quanto antes.