18 SET 2023
Equipe itinerante de vacinação comemora 1 ano de atividades
A Prefeitura de Divinópolis, através da Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem o prazer de celebrar, durante esse mês de setembro, o aniversário de 1 ano da equipe itinerante de vacinação do município.

No Brasil, desde o início do século XIX, as vacinas são utilizadas como medida de controle de doenças. Em 1973 foi instituído o Programa Nacional de Imunizações (PNI), que organiza toda a política nacional de vacinação da população brasileira e tem como missão o controle, a erradicação e a eliminação de doenças imunopreveníveis.

Diante do contexto de baixas coberturas vacinais, presenciadas a nível mundial nas últimas décadas, a Prefeitura de Divinópolis, preocupada com esse cenário, pensou, através da Semusa e da Central de Imunização, em adotar estratégias para ampliar as coberturas vacinais.

Assim, em setembro de 2022, foi implantada a equipe de vacinação itinerante. Na ocasião, foram realizadas as contratações de oito técnicos de enfermagem, coordenados pela Central de Imunização, e custeadas pelas resoluções da Secretaria do Estado de Minas Gerais (SES/MG) 7488/2021 e 6286/2022, que tem como propósito o incentivo financeiro e custeio de ações para melhoramento das coberturas vacinais, além do fortalecimento das políticas de imunização como um todo.

Nesse período de 1 ano, a equipe itinerante aplicou 45.938 doses de vacinas a população, trabalhando sempre com a atualização da caderneta vacinal do calendário de rotina do PNI e levando as vacinas de campanhas, o que vem contribuindo para uma melhora considerável das coberturas vacinais, tanto do público infantil-juvenil, quanto do adulto.

Para contextualizar esse avanço, o município atingiu em 2022, a melhor porcentagem de vacinação de poliomielite, com uma cobertura de 84,3%, ultrapassando a média nacional e estadual. Em relação à cobertura de gripe/influenza, neste ano de 2023, já foram atingidos ótimos percentuais nos grupos prioritários, com porcentagens que também superam as do estado e do país, e são paralelamente melhores do que municípios do mesmo porte populacional.

Além disso, a equipe itinerante vem servindo de inspiração para outros municípios, e já foi tema para participação em um trabalho de experiências exitosas, no 33° Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems), em Goiânia. O evento foi uma excelente oportunidade para levar essas estratégias para outras cidades que caminham nessa mesma perspectiva do resgate da melhora das coberturas vacinais, além de valorizar o trabalho realizado no município.

Por isso, a vacinação extramuros surge como uma estratégia muito eficaz e que vem contribuindo para fortalecer as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças imunopreveníveis, de forma rotineira. Essas ações são realizadas em âmbito comunitário, escolar, nas empresas, em ações de ruas, nas instituições de saúde e de ensino, em todos os níveis, por meio da integração das equipes de Saúde, de Educação e das entidades como um todo.

O secretário de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, agradeceu a toda equipe da vacinação itinerante e reforçou a importância de que o projeto continue por muitos anos. “É fundamental que a equipe itinerante cresça ainda mais e comemore vários aniversários de existência, pois ações colaborativas como essa, desenvolvidas em parceria, reforçam o compromisso assumido a partir do promover saúde. Todo processo corrobora para fortalecer e intensificar as ações de imunização, minimizando o distanciamento e viabilizando um SUS equânime e universal”, declarou.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024