A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu, nos dias 11 e 12 de setembro, a oficina “A Arte de Contar Histórias”, direcionada às professoras participantes do projeto.
O evento, que ocorreu à noite, na sede da Semed, teve o propósito de compreender a importância sobre a contação de histórias; prática comum no mundo há milhares de anos. A meta deste encontro foi o aperfeiçoar desse modo didático junto aos profissionais das unidades escolares realizando a experimentação de técnicas e construção de elementos para a melhor execução da atividade.
Durante o encontro, foram abortados elementos dessa iniciativa, como o ato de narrar, as variações de narrativas, interação com o público, a improvisação, a prática do ensaio, pesquisa como uma constante, os recursos auxiliares, técnicas para contação de histórias, criação de personagens, utilização de objetos e bonecos e o ouvir histórias como fonte comparativa de aprendizado. A reunião foi mediada por Angelita Oliveira, do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei).
Meire Coimbra, professora do projeto oficina itinerante, ressaltou sua experiência no encontro. “Tivemos o prazer de participar de mais uma formação sobre contação de histórias. A Angelita ensina com propriedade, nos levando ao mundo da imaginação para podermos levar às nossas crianças esse encantamento tão lindo e necessário. Obrigada à nossa coordenadora Renata que nos proporcionou esse momento!”, agradeceu.
Rafaela Xavier também professora do projeto oficina itinerante, detalhou sobre sua experiência na ação. “O curso de formação foi enriquecedor em muitos aspectos. O ambiente de aprendizagem foi bastante colaborativo, o que proporcionou trocas de experiências interessantes. O curso é bem estruturado, com uma proposta muito relevante para a prática pedagógica!”, realçou.