A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que, na quarta-feira (13/9), aconteceu o "I Festival de Pipas pela Vida: Setembro Amarelo", no bairro Icaraí. O evento foi organizado pela equipe de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente (Remsa) do Icaraí, vinculada à Universidade Federal de São João Del-Rei - Campus Dona Lindu.
O objetivo foi o engajamento dos adolescentes do Grupo Teen, um projeto que ocorre semanalmente na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Icaraí, além de destacar de temas como saúde, cidadania e cultura. No dia do festival, 20 membros do grupo, acompanhados pelos pais e por outros residentes locais, reuniram-se no campo próximo à Escola Estadual São Francisco de Paula, demonstrando habilidades na confecção e soltura de pipas, cujo processo de preparação ocorreu duas semanas antes.
As respostas ao evento foram extremamente positivas. Um dos adolescentes expressou com entusiasmo: “O dia foi incrível! Além de construir e soltar pipas, consegui me conectar com colegas que via na escola, descobrindo interesses em comum”, salientou.
O "I Festival de Pipas pela Vida" teve recepção calorosa e impacto palpável, e as pipas subindo ao céu, simbolizam aspirações e esperanças de uma comunidade unida na luta contra o estigma da saúde mental e na celebração da vida em todas as suas cores vibrantes.