A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou ontem (5/9), o curso de primeiros socorros para a população da comunidade rural do Buritis, promovido pela unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Buritis.
A ação aconteceu na sede da Associação de Moradores e foi ministrada pela equipe do Samu. Os profissionais abordaram temas relevantes como: abordagem ao paciente em parada cardiorrespiratória (PCR), tanto com adulto quanto em crianças e bebês; casos de obstrução de vias aéreas por corpo estranho (ovace); crise convulsiva; entre outros assuntos.
Para a supervisora da unidade, Rosane Amaral, este curso é muito importante, principalmente, para os membros das comunidades rurais. “Devido à distância, o serviço de urgência pode demorar para chegar a estas localidades para atender as demandas de urgência e emergência. Sendo assim, deter o conhecimento de como prestar o socorro imediato, pode representar a diferença ente a vida e a morte de uma pessoa”, ressaltou.
Estiveram no treinamento 25 participantes, sendo: os agentes comunitários de saúde, os membros das comunidades locais e representantes das comunidades terapêuticas Pérolas, Filho Pródigo e Fonte Viva.