A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que foi realizado na manhã de sexta-feira (1/9), uma reunião com a Comissão de Promoção da Saúde de Crianças e adolescentes em uso de drogas, no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi) Cidah Viana.
A reunião realizada para discutir o impacto do uso de álcool e drogas na educação, levando em consideração que as escolas são locais privilegiados para desenvolvimento de programas de prevenção, além de ser o de maior incidência dos impactos advindos do uso de álcool e outras drogas por adolescentes.
Na oportunidade, foram apresentados pelas assistentes sociais e psicóloga do Núcleo de Atendimento ao Estudante, da Superintendência Regional de Ensino (SRE), os desafios e estratégias adotadas diante da realidade do uso de drogas por adolescentes, ressaltado inúmeros casos de uso de bebida alcoólica e cigarro, seja ele de papel, de palha ou eletrônico, além da naturalização desta realidade para a grande maioria das famílias.
Foi levantado ainda, a questão do alto número de adolescentes fazendo uso indiscriminado e recreativo de medicações sedativas, estimulantes e benzodiazepínicos, acerca da facilidade de acesso, principalmente devido aos grandes impactos na saúde mental da população trazidos pela pandemia.
Além disso, foram apresentados também aos presentes, o Programa Educaê, aplicado nas escolas municipais como estratégia de prevenção, a parceria do NAE com a Uemg, para trabalhar com os profissionais da educação a proposta curricular do novo ensino médio, de auxiliar os adolescentes na elaboração do Projeto de Vida e a experiência da aplicação do Eduque com Carinho, em anos anteriores, nos serviços da assistência social.
Essas reuniões, que são realizadas mensalmente, têm permitido o olhar multiprofissional e intersetorial da realidade, possibilitado a construção de estratégias de prevenção e promoção da saúde. Assim, foi discutido e considerado imprescindível, por unanimidade, a transformação da Comissão de Promoção da Saúde de Crianças e Adolescentes em uso de drogas, em um Fórum Intersetorial de Promoção da Saúde de Crianças e adolescentes em uso de álcool e outras drogas.
Estiveram presentes na conversa diversos profissionais da educação, juntamente com os representantes do CAPSi, do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sudoeste I e II, dos Serviços de Acolhimento de Crianças e Adolescentes e da Residência Multiprofissional da Saúde do Adolescente (Remsa), da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).
A Semusa lembra que as reuniões são abertas a toda a população. Elas acontecem toda primeira sexta-feira de cada mês, às 8h30, no CAPSi Cidah Viana, localizado na Rua Afrânio Peixoto, nº 911, no bairro Catalão.