04 SET 2023
Semdes informa sobre mudança na emissão de nota fiscal para os MEIs
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), informa que a partir do dia 1 de setembro, os microempreendedores individuais (MEIs) deverão emitir nota fiscal de serviço pelo sistema do Governo Federal.

A partir do dia 1º de setembro, todos os MEIs que prestam serviços e necessitem emitir Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) deverão obrigatoriamente emitir a nota pelo sistema do Governo Federal, e não mais pelo sistema da Prefeitura Municipal. Todas as notas fiscais deverão ser tiradas pelo site www.nfse.gov.br/EmissorNacional ou pelo aplicativo NFS-e Mobile.

Com a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), a nova regra será aplicada em todos os municípios brasileiros, pois a mudança busca justamente padronizar a emissão de nota fiscal de serviço do MEI em território nacional. O Sebrae disponibilizou um passo a passo detalhado do cadastramento e da emissão de NFS-e no novo sistema. Segue em anexo:

Acesso ao emissor de nota

O sistema da NFS-e Nacional pode ser acessado com senha web, que precisa ser criada no momento do primeiro acesso ao portal. O cadastro exige informações simples da pessoa física e do negócio. Depois, já é possível emitir a nota fiscal pelo emissor nacional.

Independente do prazo de 1º de setembro, hoje, qualquer MEI prestador de serviços em todo o país, independente do convênio do seu respectivo município, já pode emitir suas NFS-e dentro do padrão nacional.

Para o empreendedor poder utilizar o Portal Nacional de Emissão de Nota Fiscal de Serviços eletrônica e o aplicativo NFS-e Mobile é necessário o cadastramento dos seus dados no emissor web do portal do Governo Federal. Para isso, cumpra o seguinte procedimento:

1 - Para se cadastrar, acesse: https://www.nfse.gov.br/EmissorNacional  e clique em “Fazer Primeiro Acesso”;

2 - Em seguida, preencha os dados solicitados e depois clique em “Avançar”;

3 - Preencha o número do Título de Eleitor;

4 - Preencha os dados do e-mail e defina a senha de acesso, conforme as regras;

5 - O empreendedor receberá um código numérico em seu e-mail cadastrado para validação da conta e dos dados. Por isso, preste atenção no e-mail cadastrado;

6 - Acesse o portal para cadastrar os dados da atividade econômica que desenvolve e, ainda, para configurar os dados da sua empresa para fins de emissão da NFS-e. Feito isso, acesse novamente a página inicial do Emissor Nacional, insira seus dados de login e senha e clique em “Entrar”;

7 - No primeiro acesso, será necessário acessar as configurações. Isso pode ser feito clicando em qualquer um dos símbolos no canto inferior da página;

8 - Ao entrar nas configurações, preencha os campos com os dados de e-mail e telefone que serão utilizados na geração da NFS-e;

9 - Pronto! Já pode acessar o Emissor de NFS-e.

10 - Se for MEI e desejar utilizar o APP para emitir notas, será necessário cadastrar os “Serviços Favoritos”. Acesse a configuração por qualquer um dos ícones que aparecem na página. Depois, clique em “Novo Serviço Favorito”. Podem ser cadastrados vários serviços favoritos. Preencha os dados solicitados, selecione uma atividade e, logo após, clique em Novo Serviço Favorito.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024