A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu hoje (30/8), por meio da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Ipiranga, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), uma roda de conversa para a discussão de pautas importantes a respeito do Agosto Lilás.
O debate, que aconteceu na quadra da Igreja Nossa Senhora da Guia, no bairro Vila Santo Antônio, teve participação da equipe do Creas, da agente comunitária de saúde (ACS), Gabrielle Cançado, e da fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) 1, Bruna Bueno. Cerca de 20 pessoas estiveram presentes no encontro, que abordou questões importantes sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
A coordenadora do Creas, Adriana Eva, destacou o quão fundamental são essas ações. “Elas são muito importantes para levar informações a todas as mulheres, de uma maneira que consigamos romper o ciclo de violência, compreender as diversas formas de violência e empoderá-las. Com a informação e a coragem essas mulheres poderão ter novas oportunidades de viver sem violência”, ressaltou.
De acordo com o supervisor da ESF Ipiranga, Alisson Israel Rodrigues, essas discussões a respeito do Agosto Lilás são de extrema importância para toda a comunidade. “É uma oportunidade para a sociedade refletir sobre a violência em suas várias nuances e intensidades, de modo que se faz necessário falar sobre essa temática com o objetivo de conter a violência em todas as formas”, afirmou.