A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), efetuou na última sexta-feira (25/8), a inauguração da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) São Simão/Frei Galvão. A unidade está localizada na rua Antônio Carlos de Lima, nº 31, bairro São Frei Galvão I.
Na ocasião, foram oferecidas atividades como aferição de pressão arterial, glicemia, testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), realizados pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE), e vacinação com atualização do cartão de vacinas. As crianças foram recebidas com algodão doce. A equipe do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Nordeste esteve presente prestando orientações a respeito do Cadastro Único (CadÚnico) e a equipe do Procon, detalhou à população sobre direitos do consumidor.
O prefeito, Gleidson Azevedo, reforçou seu comprometimento com todo cidadão divinopolitano ao entregar a unidade. “Comprimento todos aqui presentes, especialmente Ney e Sadraque, que foram exemplos de excelência política durante todo esse processo. Torço para que todos do bairro sejam acolhidos pelos atendentes, sendo tratados com rapidez e alegria. Só estou aqui pelo povo, e para colocá-los no foco da minha gestão, e, independente do que seja falado, quero prover para a população, dando resultados durante todo meu mandato”, explicou.
A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, comentou sobre todas as conquistas que ocorreram durante sua gestão. “Tenho o prazer de estar aqui hoje, graças a todos trabalhadores que contribuíram para que isso fosse possível neste bairro. Tenho uma grande conexão com os bairros dessa região de Divinópolis, sempre lutei para que a valorização desse local fosse implementada. Continuaremos lutando por todas comunidades da cidade, sem exclusão, e seguiremos entregando resultados e construindo uma cidade melhor para todos”, realçou.
O secretário de saúde, Alan Rodrigo, detalhou sua felicidade ao inaugurar a nova unidade. “Desde a campanha, fomos prometidos uma gestão que colocaria o holofote na população, e essa região, mais do que qualquer outra, pode falar que abriu as portas da prefeitura para a população. Agradeço a todos por essa oportunidade de trazer serviços como pré-natal a esse bairro, a equipe que atenderá os moradores com carinho e cuidado”, ressaltou.
A supervisora da ESF São Simão/Frei Galvão, Noelli Lamounier, agradeceu a todos pela conquista para a comunidade. “É muito gratificante fazer parte da inauguração da ESF deste bairro. Muitos que moram aqui hoje já necessitam de andar bastante em busca de um atendimento, e agora prometo um bom atendimento e acolhimento para toda a população da cidade”, enfatizou.
O líder comunitário do local, Sadraque Fernandes, contou um pouco sobre a jornada que o levou a realização desse objetivo. “Pra mim é um motivo de muita alegria, pois acompanhei essa luta desde o princípio, junto aos moradores do bairro. Essa atenção dada aos bairros mais periféricos de Divinópolis, é algo muito característico desse mandato, que abriu as portas da prefeitura e trabalhou conosco para que isso fosse possível, e fazer do São Simão um local com uma proporção como nunca antes se viu. Agradeço a todos cidadãos que contribuíram, torceram e se importaram para que essa unidade seja inaugurada hoje”, afirmou.
O vereador Ney Burguer, compartilhou seu pensamento sobre a importância dessa ESF para a região. “Primeiramente, parabenizo a comunidade, que unida, conseguiu efetuar esse marco para o bairro. Vindo de um bairro também periférico, sei das dificuldades, e da importância da representação de um líder comunitário na ação. Agradeço a Gleidson e Janete pela grande leva de novas unidades inauguradas durante essa gestão”, destacou.
A unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) São Simão/Frei Galvão conta com área útil de 125 metros quadrados e abrigará um consultório médico e ginecológico; sala para atendimento de enfermagem e curativos; consultório odontológico; sala de vacinas; box de coleta de exames e salas de apoio a agentes comunitários de saúde e agentes de epidemiologia. Foram feitas adaptações do imóvel, construção do banheiro para pessoas com deficiência, pintura geral e adequações hidrossanitárias, além de serviços de carpintaria e rede de internet.