A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), informa que o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sudoeste II, localizado no bairro Jardinópolis, participou na tarde de quarta-feira (23/8), do Grupo de Mulheres e Idosos.
Na ocasião, o coordenador Heder Melo, os técnicos dos grupos respectivamente Aline Melo, Mariana Teodoro, a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Miriam Ferreira Soares e a educadora, Samira do Projeto Fazendo Arte, prestigiaram o equipamento com sua presença.
Estiveram presentes como palestrantes: a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Divinópois, Ellen Ariadne Mendes Lima, e a advogada e -procuradora Regional de Prerrogativas da OAB, Angélica Campos Tavares Gontijo.
Na oportunidade, a equipe do Cras, juntamente com as palestrantes, discorreu a respeito do Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher, além de refletir sobre a importância da mulher não se silenciar frente a essas situações e sempre buscar os canais de denúncia, como o serviço do Centro de Atendimento à Mulher - Disque 180, e os Direitos Humanos – Disque 100.
Um dos assuntos abordados no encontro é que a violência tem início em casa, e uma das formas de diminuição desse mal é a educação das crianças, ensinando a elas boas práticas de relacionamento no lar, que podem ser levadas a todos os locais de convivência.
O Agosto Lilás é um mês em que estão sendo realizadas diversas ações conscientizadoras, visando o fim da violência contra a mulher, em todos os seus níveis. A campanha nacional lembra os 16 anos da Lei Maria da Penha, que procura chamar a atenção da sociedade para a luta contra a agressão e maus-tratos domésticos.