A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na terça-feira (15/8), ações em prol da saúde da população, promovidas pela unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Nova Holanda.
Pela manhã, a equipe da unidade distribuiu os kits de absorventes para 62 meninas, do 6º ao 9º ano, estudantes da Escola Municipal Professor Bahia. Além da distribuição, os profissionais aproveitaram a ocasião para abordar temas como: a legislação vigente que garante a distribuição deste item, dignidade menstrual, descarte correto dos absorventes, higiene íntima e pessoal bem como valorização mulher.
A ação foi realizada assegurando o cumprimento do decreto 10.989 de março de 2021 que regulamenta o Programa de Proteção e Promoção a Saúde Menstrual, instituído pela Lei 14.214 de 2021, e ministrada pela enfermeira Patrícia Amaral, junto ao assistente social Gabriel Cavalcanti e a estagiária do técnico de enfermagem do Senac, Hellen de Sousa.
Durante a noite, a ESF promoveu a segunda reunião com o tema: Saúde de mãos dadas com a comunidade. Foram discutidos temas como: a reativação da associação do bairro, rotinas e fluxos de trabalho da unidade de saúde, direitos e deveres dos cidadãos, a prestação de uma assistência digna e de qualidade, além da importância da comunidade para a construção eficiente de processos de trabalhos.
O diretor da Escola Municipal Professor Bahia, Alisson Augusto Ferreira, esteve presente no encontro e reforçou a valorização da escola local, bem como o melhor aproveitamento da quadra esportiva. Destacou também a importância das parceiras entre saúde, educação e comunidade.
Essa iniciativa acontece de 3 em 3 meses e tem o objetivo de fortalecer o vínculo da ESF Nova Holanda com a comunidade. A reunião tem como facilitadora a supervisora Rosane Maria Amaral, junto com os demais membros da equipe.