A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu hoje (17/8), um momento de capacitação de técnicos de enfermagem da Atenção Primária à Saúde (APS) sobre cuidados com lesões cutâneas.
Durante os dias 17 e 18 de agosto, pela manhã, e nos dias 24 e 25 de agosto, pela tarde, a Comissão de Lesões Cutâneas estará promovendo capacitações para todos os técnicos de enfermagem da APS e do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), visando uma melhor eficiência e qualidade nos procedimentos prestados por esta categoria profissional. No total, serão cerca de 172 profissionais capacitados pelo professor Daniel Cortez, que é um grande conhecedor no assunto que, além de experiência prática, tem vários artigos publicados na área.
A Comissão de Lesões Cutâneas da APS de Divinópolis é composta por enfermeiros que, em parceria com professores da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), confeccionaram o protocolo de enfermagem para tratamento de lesões cutâneas na atenção primária, o qual normatiza o tratamento e uso de coberturas especiais.
A referência técnica na Diretoria de Atenção Primária à Saúde, Simone Cassiano, lembra que é fundamental a participação dos profissionais nas ações de capacitação. “É muito importante os profissionais estarem sempre se atualizando para que consigam desenvolver seu trabalho da melhor forma possível, garantindo eficiência para os pacientes e excelência no trabalho prestado”, comentou.
As lesões cutâneas são problemas de saúde pública, cada vez mais comuns no nosso meio, devido a presença de doenças crônicas e o envelhecimento da população. O principal desafio são as lesões de difícil cicatrização, também conhecidas como lesões crônicas, dentre elas: lesões de membros inferiores (ulceras venosas, ulceras arteriais, pé diabético e outras) e úlceras por pressão.