A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), participou, entre os dias 17 e 19 de julho, do 37º Congresso Nacional do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado no Centro de Convenções de Goiânia.
Este evento é considerado o maior da América Latina, referente à saúde pública, em que, através da Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, foram apresentadas experiências em imunização de diversas localidades do país. Divinópolis apresentou o trabalho intitulado “Equipe Itinerante de Vacinação: Uma Estratégia para Vacinação Extramuros”, representado pela enfermeira da Central de Imunização, Juliana Ferreira.
Ao todo, foram apresentados 423 trabalhos acerca das estratégias exitosas de vacinação, as quais são fundamentais para aumentar a cobertura vacinal em todo país. A vacinação é um tema de extrema relevância e um dos mais discutidos na atualidade, em razão do risco de ressurgimento de doenças já erradicadas. Foram registrados 10.810 congressistas no evento.
A enfermeira da Central de Imunização, Juliana Ferreira, comentou sobre a experiência de participar no evento. “Foi um momento ímpar, em que apresentamos a estratégia de vacinação extramuros do município e tivemos a oportunidade de conhecer diversas estratégias utilizadas em todas as regiões do nosso país, onde todos estão unindo esforços e trabalhando para modificar este cenário preocupante de baixas coberturas vacinais e o risco de reinserção de doenças já erradicadas”, ressaltou.
O coordenador da Central de Imunização, Tércio Leão, explicou que o município de Divinópolis está bastante avançado nas estratégias de fortalecimento das políticas de imunização. “Estamos desenvolvendo ações de vacinação em escolas infantis, em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s), em instituições de ensino técnico e superior, em instituições de saúde, em diversos setores da indústria e do comércio, nas ruas do município, em comunidades periféricas, além de realizar uma espécie de varredura para busca ativa dos faltosos, a fim de ofertar doses de campanha e rotina para a população”, destacou.
A equipe da Central de Imunização ressalta que esse momento foi de grande importância, pois o município servirá como inspiração para outras localidades. As ações de vacinação extramuros minimizam o distanciamento e viabilizam um SUS equânime e universal, o que impacta na melhoria dos indicadores de cobertura vacinal e reduz os impactos causados pelas doenças imunopreveníveis.