A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na última sexta-feira (11/8), uma roda de conversa sobre a importância do leite materno na alimentação nos primeiros anos de vida das crianças, para celebrar o Agosto Dourado.
O evento “Proteger e fortalecer a Amamentação” aconteceu no auditório da Escola Estadual Santo Tomaz de Aquino, com todos os enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS). A consultora internacional em aleitamento materno, Paula Vereza, esteve presente e destacou que a amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e nações.
A referência técnica em Saúde Materna Infantil, Vilânia Cristina, ressaltou que o aleitamento materno é essencial para os lactentes, pois apresenta benefícios nutricionais, imunológicos e emocionais. “O desmame precoce pode causar graves prejuízos à saúde infantil, pois os alimentos introduzidos são inadequados do ponto de vista nutricional e expõe a criança a organismos infecciosos, causando reflexos no desenvolvimento infantil, por isso o apoio e incentivo pelos profissionais é de suma importante para promoção da saúde”, afirmou.
A Semusa salienta que o mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. A amamentação constitui uma das questões mais importantes para a saúde humana, sendo recomendada exclusiva até seis meses de idade e complementar até dois anos.