A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), informa que o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sudoeste II realizou hoje (9/8), o primeiro evento do “Agosto Lilás”.
O evento, que teve cerca de 20 participantes, teve o propósito apresentar a campanha para usuários do Grupo de Idosos da instituição. Aqueles presentes envolveram-se em atividades como roda de conversa sobre a violação de direitos das mulheres, e onde buscar ajuda caso haja necessidade.
Na ação, estiveram presentes alunos de engenharia agrônoma da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e técnicos do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). Participaram da reunião uma psicóloga do Projeto de Regressos do Sistema Prisional (Presp), e Mariana Teodoro, técnica de referência do Grupo de Idosas, que ministrou a roda de conversa junto ao coordenador do centro, Heder Melo.
O “Agosto Lilás” é um mês onde serão realizadas diversas ações conscientizadoras, visando o fim da violência contra a mulher. A campanha nacional lembra os 16 anos da Lei Maria da Penha, que procura chamar a atenção da sociedade para a luta contra à agressão e maus tratos domésticos.
Diante disso, e com o intuito de participar da campanha, o Cras e o Creas promoverão várias rodas de conversa no decorrer do mês para alertar a população divinopolitana sobre a urgência do enfrentamento contra esse crime.