A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi representada no “XV Encontro Ampliado do Fórum Mineiro de Educação Infantil - Reconstruindo as políticas de Educação Infantil no Brasil”, realizado nesta sexta-feira (4/8), em Belo Horizonte.
O evento, que ocorreu durante todo o dia, no auditório Neidson Rodrigues, localizado na Faculdade da Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), reuniu educadores infantis de diversos municípios do estado. O fórum contou com, aproximadamente, 750 pessoas, que discutiram sobre variados temas do cenário educacional.
O encontro tem o propósito de promover o debate para formulação e implementação de políticas públicas pertinentes à etapa da educação infantil. Os participantes puderam conhecer as estratégias do Governo Federal para esse estágio, tendo acesso a planos que a instituição planeja implementar no futuro. Essa ação promove aos municípios a oportunidade de se inspirar nas ideias apresentadas, e adaptá-las em suas respectivas cidades.
Durante o encontro, foi apresentado aos presentes diversas políticas públicas do Governo Federal para a educação infantil, tais como: Programa de Apoio à Manutenção da Educação Infantil, Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica.
Num segundo momento, os Fóruns Regionais foram divididos para ler a Carta com pautas prioritárias para o avanço das políticas públicas para educação infantil em Minas Gerais. Outro assunto discutido, foi sobre a formação de professoras na área e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
O XV Encontro Ampliado do Fórum Mineiro da Educação Infantil foi organizado em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil (NEPEI) e dos Fóruns: Fórum Metropolitano (FORMEI), Fórum Sul Mineiro (FSMEI), Fórum Mineiro de Educação Infantil de Belo Horizonte (FMEI-BH), Fórum da Região do Alto Jequitinhonha (FEIRAJ) e Fórum de Educação Infantil da Zona da Mata (FEIZM).