A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu, nos dias 27 e 28 de julho, a primeira etapa de formação dos novos integrantes das equipes gestoras das unidades escolares da rede municipal de ensino.
Foram convocados 18 servidores que assumiram as funções de gestão escolar, entre abril e julho deste ano. De acordo com a Resolução Semed/Comed nº 04/2022, todos os servidores selecionados e eleitos para o cargo de diretor de escola, diretor pedagógico e função gratificada de vice-diretor devem participar, obrigatoriamente, de cursos de qualificação para o exercício do cargo ou função.
Nesta primeira etapa, foram trabalhados temas de atribuição dos diretores, como caixa escolar, aspectos ambientais e reparos físicos da escola, censo e cadastro escolar, fluxo de serviços de engenharia, programa dinheiro direto na escola (PDDE), além das rotinas de recursos humanos como quadro de frequência, cupom refeição, vale transporte e preenchimento de formulários.
A segunda etapa será realizada nos dias 14 e 21 de agosto. Na oportunidade, os novos diretores serão orientados quanto ao fluxo de serviços do transporte escolar, patrimônio, merenda escolar e das políticas educacionais do município.