A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou ontem (24), a inauguração dos cursos de pré-apredizagem que acontecerão no Senac. Através da parceria, 330 vagas foram disponibilizadas para divinopolitanos estudarem em cursos de gastronomia, beleza e comércio.
Nesta cerimônia, estiveram presentes, a secretária de Assistência Social, Juliana Coelho; a supervisora pedagógica do Senac, Márcia Maciel; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e diretor de Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Maicon Marques; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Tatiana Souza.
As turmas desenvolverão suas atividades nos horários: de 14h às 17h e de 18h às 21h. Os públicos atendidos são adolescentes com idade entre 15 e 17 anos, além de mulheres entre 25 e 49 anos, cadastrados no CadÚnico e beneficiários do programa Bolsa Família ou usuários de serviços oferecidos pelo Sistema Único da Assistência Social (SUAS). O curso tem 11 módulos que serão oferecidos a partir da aula inaugural até o dia 28 de setembro.
O objetivo é promover o acesso de pessoas em condições de vulnerabilidade ou risco social a percursos formativos, proporcionando melhores condições de inserção no mercado de trabalho, redução dos índices de violência e a criação de espaços efetivos de integração social e educacional. A ação conta com recursos da Vara de Execução Penal da Comarca Local do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG).
A secretária Juliana Coelho destacou a importância da ação. “Divinópolis tem resgatado sua vocação educacional. A transformação social de um local é pavimentada através de sistemas de ensino que contemplem a justiça social”, ponderou.
Márcia Maciel, supervisora pedagógica do Senac, falou sobre a instituição. “O Senac tem lastro de credibilidade no cenário educacional brasileiro. Ajudar Divinópolis e contribuir para nosso desenvolvimento econômico é motivo de orgulho”, destacou.