18 JUL 2023
Semusa e Semed intensificam ações de vacinação em Cmei’s
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), intensificou, nas últimas semanas, as ações de vacinação nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) do município.

A iniciativa tem como objetivo intensificar a imunização deste público infantil no município, principalmente contra a gripe/influenza, cuja cobertura infantil atualmente está em torno de 43%. Além disso, a ação também visa garantir o direito dos estudantes à imunização contra covid-19 e atualização das doses de rotina do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI), como febre amarela, hepatites, tétano, dentre outras.

A Semusa informa que a estratégia de vacinação in loco no ambiente escolar é feita de forma sistemática e segura, mediante autorização dos pais ou responsáveis. A Semed envia previamente para as famílias um termo de autorização, com o objetivo de realizar um levantamento das famílias que desejam que os(as) filhos(as) recebam a vacina na própria unidade escolar.

A vacinação é segura e, justamente neste período sazonal, é fundamental, pois ocorre um aumento significativo das infecções respiratórias, principalmente no público infantil, que é mais susceptível às infecções, complicações, internações até e óbitos. Nesta fase de intensificação da campanha, que antecede o período de férias escolares, centenas de crianças já foram contempladas com ações de vacinação nos centros de educação infantil.

De acordo com o coordenador da Central de Imunização, Tércio Leão, as ações de intensificação da vacinação neste período que antecede o recesso escolar contribuem para aumento da proteção das crianças e ampliam a cobertura vacinal em Divinópolis. “As vacinas são seguras e possuem o certificado de aprovação pela Anvisa. Desta forma, é imprescindível que os pais e responsáveis assinem os termos autorizando a vacinação de suas crianças no ambiente escolar, como forma de aumentar os índices de cobertura vacinal neste público, que ainda são baixos e deixam o município em uma situação preocupante", ressaltou.

A vacinação continua em todas as 39 unidades de unidade de saúde de 8h às 16h e nas 10 unidades do programa Saúde na Hora de 18h às 21h. A Semusa faz um apelo para que os pais aproveitem o período de férias escolares dos filhos e os levem até uma unidade de saúde para se vacinar.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024