A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na quarta-feira (28/6) um evento para apresentação da ferramenta instrumentalizadora de atenção integral à saúde da pessoa idosa, para todos os servidores da Atenção Primária à Saúde (APS).
O encontro aconteceu em dois turnos distintos, das 7h às 11h e das 13h às 17h, no auditório da Faculdade Anhanguera/Pitágoras e contou com a participação de centenas de profissionais.
Para iniciar o evento, no turno da manhã, os participantes do grupo de coral, do Centro de Convivência do Idoso (CCI) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizaram uma bela apresentação, que emocionou todos os presentes. A tarde, o ator e servidor público, Hamilton Costa, apresentou uma peça teatral abordando assuntos como acessibilidade, questões sociais, aspectos da vida e do envelhecimento. O artista finalizou a apresentação com uma bela história sobre oportunidades e desafios, impactando a todos da plateia.
Após a abertura, as autoridades municipais foram convidadas a compor a mesa e realizarem seus pronunciamentos. Seguindo a programação, a fisioterapeuta e servidora pública, Fernanda Francischetto, fez abordagens a respeito do envelhecimento, de promoção à saúde, empoderamento da pessoa idosa, além da importância da orientação e maneira adequada de comunicar com o paciente.
Logo em seguida, a referência técnica da Saúde do Idoso da Atenção Primária, Simone Cassiano, apresentou a ferramenta instrumentalizadora de atenção integral à saúde da pessoa idosa, explicando todos os aspectos e especificidade da avaliação global da pessoa idosa. A professora da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Flávia de Oliveira, deu sequência frisando a importância do cuidado e esclarecendo sobre o novo mecanismo orientador para os servidores.
Para finalizar, a vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Márcia Gonçalves Campos, destacou sobre o Conselho de Divinópolis, sua atuação no financiamento de projetos nas Instituições de Longa Permanência filantrópicas, sua composição, competências e as ações financiadas pelo Fundo Municipal da Pessoa Idosa, envelhecimento saudável e ativo, além de informações do Projeto EnvelheSer.
O secretário de Saúde, Alan Rodrigo, ressaltou que é essencial buscar sempre melhorias para os atendimentos com os pacientes. “Nós aqui hoje estamos voltando nossos olhos para o cuidado do idoso e esse é o objetivo que precisamos ter, qualificar nosso atendimento para que a população tenha o melhor acolhimento e atendimento”, afirmou.
Para o diretor da Atenção Primária, Lucas Lamounier, dar a assistência necessária para a pessoa idosa é a chave transformadora. “Nós precisamos fornecer essa assistência da melhor maneira possível. Este evento é muito importante para a formação e capacitação de cada um, que o auxílio aos nossos idosos possam imprimir todas as necessidades e satisfação que essas pessoas precisam e merecem ter”, destacou.
A fisioterapeuta e servidora pública, Fernanda Francischetto, mencionou alguns aspectos sobre as necessidades da pessoa idosa. “Um dos nossos objetivos é garantir que a comunidade promova uma situação de inclusão e acessibilidade para as pessoas idosas. Assim, nós precisamos que haja políticas de ações que vá favorecer o idoso nessa independência dele, principalmente referente a mobilidade urbana”, explicou.
A professora da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Flávia de Oliveira, esclareceu sobre a implantação do novo sistema. “A ferramenta de assistência à pessoa idosa foi elaborada para servir de guia aos profissionais da saúde, ou seja, trata-se de um instrumento de prevenção, promoção e reabilitação capaz de promover melhoria na qualidade de vida a pessoa idosa”, afirmou.
A vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Márcia Gonçalves Campos, comentou a respeito de outros projetos que serão colocados em prática. “O Conselho tem como prioridade utilizar o Fundo para financiar ações e projetos que irão proporcionar aos idosos do nosso município qualidade de vida, combater a violência e fortalecer os vínculos familiares. Estamos também elaborando a implantação do Núcleo de Apoio a Rede de Atendimento à Pessoa Idosa, o qual auxiliará nas apurações de denúncia e no fortalecimento de vínculo”, apontou.
A referência técnica da Saúde do Idoso da Atenção Primária, Simone Cassiano, ressaltou a importância destes eventos. “A possibilidade de termos um momento de encontro de todos os profissionais da APS para discussões acerca da saúde da pessoa idosa deve ser visto como uma ótima oportunidade de melhoria dos serviços prestados, impactando efetivamente na qualidade de vida deste público”, pontuou.
A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, destacou que a relação entre assistência social e os serviços da saúde, especialmente quando se trata da saúde do idoso, é essencial. “Além de iniciativas feitas pela Semas, como grupo de coral, teatro, artes cênicas, o aprendizado em instrumentos e o programa ‘Terceira Idade Ligada a Tecnologia’, e estamos inaugurando mais um espaço para darmos continuidade a essas atividades no bairro Bom Pastor. Temos o foco em políticas voltadas para os idosos, para que o cuidado e acolhimento deles sejam efetivamente garantidos, e a Atenção Primária e unidades de saúde é de suma importância para a qualificação dessa área”, comentou.
Sobre a ferramenta
A ferramenta instrumentalizadora será uma fonte de pesquisa rápida para profissionais na assistência diária e norteará o modo de organização estrategicamente da atenção integral e longitudinal à saúde da pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde (RAS).
O instrumento foi criado pois o envelhecimento se desdobra em múltiplas implicações sociais, econômicas, culturais, políticas e também, evidentemente, naquelas relacionadas à preservação e melhoria das condições de saúde e qualidade de vida dos grupos etários idosos. Além disso, a saúde do idoso deve ser uma pauta constante devido ao envelhecimento populacional constituir simultaneamente uma conquista e um desafio.
Clique no link para acessar a galeria de fotos deste evento:
https://l1nk.dev/i0br4