A Prefeitura de Divinópolis, por meio do Conselho Municipal Sobre Drogas (Comad), informa que, na tarde da última segunda-feira (26/6), foi realizada a cerimônia de entrega dos troféus aos vencedores do concurso de frases da “Semana de Prevenção às Drogas”.
O concurso, que teve como tema a “Legal é Prevenir: A prevenção ao uso de drogas como compromisso de todos”, contou com a participação de estudantes da rede de ensino de Divinópolis. O objetivo é disseminar boas práticas no campo da prevenção, promover a mobilização, inspiração e sensibilização dos diferentes atores sociais, com especial atenção as crianças e adolescentes, enfatizando a promoção de boas escolhas e melhoria da qualidade de vida, chamando a atenção para os fatores de proteção.
Durante a celebração, os alunos do 1° ao 9°ano, leram as frases criadas por eles para participarem do concurso e receberam, juntamente com seus professores, a premiação das mãos das autoridades presentes.
Os estudantes ganhadores, do 1º ao 5º ano, foram: Lorenzo Rafael Costa Tavares, Luis Gustavo Pereira, Gabriela Silva Teixeira, Sofia Teixeira Mesquita, Luísa Freitas Guimarães Nunes Campos, Maria Eduarda Mendonça Fernandes, Fernanda Cristina C. Gomes e Raphaella Maria Dias Francino.
E os vencedores, do 6º ao 9º ano, foram: Isabela Fonseca do Couto, Whitney Piazza Brusco, Maria Eduarda Porto Pereira Mendes, Mikaele Vitória Eugênio Roma, Gabriel Henrique dos Santos, Ana Beatriz Duarte Nascimento e Júlya Silva de Freitas.
Ainda no decorrer do evento, houve várias apresentações sendo elas: da Banda de Música da 7º Região da Polícia Militar, que apresentou o Hino Nacional e o Hino de Divinópolis; do teatro do Grupo Educação, Ética e Cidadania (Geec), realizando um teatro pertinente ao tema, e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), apresentando o projeto através de um vídeo.
A presidente do Comad, Graziela Severo, comentou sobre a elaboração do concurso. “Foi muito interessante a construção desse concurso porque, depois da pandemia, o conselho estava parado, então procuramos reestruturá-lo da melhor forma. O concurso foi uma ideia em conjunto e tenho muito orgulho de falar que conseguimos, pela quantidade de pessoas que prestigiaram o evento”, pontuou.
A secretária de Educação, Andreia Dimas, destacou sua satisfação com o concurso. “É um orgulho muito grande perceber essas produções de frases tão bem escrita, por essas crianças e adolescentes, no sentindo da prevenção, pois é um momento onde estamos realizando a formação básica deles e o resultado desse concurso mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou.
A superintendente regional de Ensino, Luiza Amélia Coimbra, felicitou todos os organizadores do evento. “Quero parabenizar a todos os organizadores pelo evento, pois precisamos mesmo de espaços como este de debate sobre o álcool e as drogas. A prevenção é o melhor caminho e nada melhor que o trabalho das nossas escolas”, congratulou.
O diretor de Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Maicom Marques, realçou o trabalho da Diretoria de Políticas Sobre Drogas vem desempenhando no município. “A atual diretoria, desde que iniciou o trabalho, tem tentado fazer articulação de todos os serviços como saúde mental e comunidades terapêuticas, promover o tratamento das pessoas que infelizmente já se encontram em estado de vício. Mas também, pensamos em fazer atividades de preventivas ao vício, através da cultura, esporte, entre outras áreas. Por isso este trabalho é tão importante!”, exprimiu.
A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, enfatizou que não é possível efetuar a prevenção contra as drogas de maneira solitária. “Sozinhos não conseguiremos vencer a guerra contra as drogas, só iremos sair vitoriosos se nos unirmos através de atividades preventivas promovidas pelas escolas, pela cultura, pelo esporte e pela polícia, por meio de projetos como o Proerd”, frisou.
Também estiveram no evento a secretária de Assistência Social, Juliana Coelho; o secretário de Cultura, Diniz Borges; o delegado de Polícia Civil, Dr. Marco Antônio; André Felipe de Souza, representando a presidente da CDL Mônica Simões; Breno Clementino, que representou o coordenador da Casa dos Conselho, Paulo Marius; o tenente Brenner, representando o 23º Batalhão da Polícia Militar; Charles Adolfo e Denise Coronato, representantes da presidente da Acid, Alexandra Galvão, e representando a deputada estadual, Lohanna França, estavam André e Lívia.
O concurso contou com os seguintes parceiros: Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Cultura (Semc), Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis, Conselheiros do Comad, Geec, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Associação Comercial e Industrial de Divinópolis (Acid), Câmara de Dirigentes Lojista de Divinópolis (CDL), TopPrint e Floricultura Rilis.
Os interessados em acessar mais fotos do evento basta clicar no link
https://encurtador.com.br/chis1.
Leia a seguir as frases ganhadoras do 1º ao 5º ano e seus autores:
“Não use drogas para se alegrar, alegre-se por não usar.”, Lorenzo Rafael Costa Tavares, 2º ano.
“Drogas tem apenas 6 letras, mas se você usar estraga a sua vida inteira! Juntos somos mais fortes!”, Luis Gustavo Pereira, 4º ano.
“Legal é prevenir para a família às drogas não destruir!”, Gabriela Silva Teixeira, 1º ano
“Prevenir é um ato de amor, é cuidar de si e do próximo!”, Sofia Teixeira Mesquita, 5º ano.
“Drogas: a escolha é sua, e as consequências também, pare e pense!”, Luísa Freitas Guimarães Nunes Campos, 5º ano.
“Prevenir é um ato de amor. Sua presença e atenção fazem a diferença na vida de seus filhos. Diga não às drogas!”, Maria Eduarda Mendonça Fernandes, 5º ano.
“Previna o uso de drogas, a responsabilidade disso é minha, sua e de todos. Você nem imagina o que as drogas podem fazer com você.”, Fernanda Cristina C. Gomes, 5º ano.
“Amor, não drogas. Amor a gente reúne, drogas a gente joga fora.”, Raphaella Maria Dias Francino, 3º ano.
Na sequência as frases que vencedoras do concurso na categoria do 6º ao 9º ano:
“Ao dizer não você zela também por aqueles à sua volta, zela é cuidar, cuidar é prevenir, não faça parte disso, diga não as drogas.”, Isabela Fonseca do Couto, 7º ano.
“A vida é um jogo de escolhas. Aposte na educação, drogas e álcool não são a solução.”, Whitney Piazza Brusco, 9º ano.
“Drogas: não se engane você não a consome, ela sim te consome, ela sim de consome.”, Maria Eduarda Porto Pereira Mendes, 9º ano.
“Legal é se cuidar, legal é se prevenir; o uso das drogas pode te consumir. É sobre tomar cuidado e não deixar te dominar, é sobre ter controle e saber parar.”, Mikaele Vitória Eugênio Roma, 8º ano.
“As drogas apodrecem a alma e fazem a sua saúde murchar; fique longe delas e permita-se florescer.”, Gabriel Henrique dos Santos, 8º ano.
“A vida é feita de altos e baixos, mas escolher a droga como um começo ou salvação é uma péssima decisão para a sua vida inteira”, Ana Beatriz Duarte Nascimento, 7º ano.
“Quando você fala em estragar a vida, você está certamente falando das drogas.”, Júlya Silva de Freitas, 6ºano.