A Prefeitura de Divinópolis, através de representantes da Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), se fez presente ontem (19/6), em uma aula especial para alunos do curso de Engenharia Agronômica da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).
A aula, que teve como temática “Segurança Alimentar”, contou com a presença da coordenadora de Agricultura e Banco de Alimentos da Semag, Claudia Santana, e da socióloga e referência técnica em Inclusão Produtiva da Semas, Sandra Guimarães. O convite ocorreu por parte da professora Márcia Helena Batista.
A coordenadora Claudia Santana, refletiu sobre a importância do Banco de Alimentos para a comunidade. "É sempre muito importante a oportunidade de falar do trabalho e das ações realizadas pelo Banco de Alimentos que, através da administração e dos nossos parceiros, podem levar alimentação saudável a quase 10.000 pessoas em situação de vulnerabilidade por mês", lembrou.
Já a socióloga Sandra Guimarães, abordou as Políticas de Segurança Alimentar, com ênfase nas interfaces dessa política entre as áreas que envolvem a produção, a comercialização e o consumo de alimentos. “Nesta aula, eu abordei a construção histórica do conceito de segurança alimentar e nutricional no Brasil, em Minas Gerais e Divinópolis”, explicou. Além disso, também foi apresentado por ela, o papel da agricultura familiar na Garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e alguns dados referentes a insegurança alimentar no Brasil por regiões.