A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com imensa satisfação, anuncia que o munícipio atingiu o indicador 3 do programa Previne Brasil, que trata do atendimento odontológico de gestantes.
O município superou a meta e alcançou 65% da proporção de atendimento odontológico de gestantes realizado na Atenção Primária à Saúde (APS), atingindo pela primeira vez o indicador 3 do Previne Brasil, neste primeiro quadrimestre de 2023.
A referência técnica em Odontologia, Jéssica Silva, afirmou sobre a conquista. “Atingir o indicador 3 foi um grande marco da saúde bucal do município, pois foi a primeira vez que isso aconteceu. Estamos muito satisfeitos, é um avanço enorme para a cidade!”, destacou.
A Semusa ressalta que os atendimentos odontológicos para gestantes acontecem em todas as unidades de saúde, com horário de funcionamento das 7h às 17h. Na ESF Tietê os atendimentos de saúde bucal vão até as 22h, devido ao programa Saúde na Hora.
Sobre o programa
O Previne Brasil é o programa de financiamento da APS, possui sete indicadores de saúde e tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
O financiamento da Atenção primária à Saúde (APS) é calculado com base em quatro componentes: Capitação ponderada; Pagamento por desempenho; Incentivo financeiro com base em critério populacional e Incentivos para ações estratégicas. Cada um desses componentes foi pensado para ampliar o acesso das pessoas aos serviços da APS e promover o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas assistidas.