A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou hoje (13/06), uma reunião do Fórum Permanente da Rede de Atendimento Álcool e Drogas. A atividade ocorreu no auditório da Semas e foi promovida pela Diretoria Sobre Drogas e Direitos Humanos, representada por Maicom Marques.
A reunião teve como pauta, Estratégias de Redução de Danos, que foi apresentada pelo representante da Gerência de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Thiago Ramos.
O Fórum Permanente Álcool e Drogas é um espaço que objetiva debater ações das personagens da rede socioassistencial, rede de atenção psicossocial e rede complementar que oferecem cuidado, acolhimento, tratamento para pessoas em uso e abuso de álcool e drogas, na perspectiva das políticas públicas sobre drogas.
O momento contou com vários atores que atuam na política sobre drogas. Estavam presentes referências técnicas e coordenadores da rede socioassistencial da Casa de Passagem e da Casa de Acolhimento às pessoas em Situação de Rua e Abordagem Social. Houve ainda, a participação das profissionais do Consultório a Rua, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e os coordenadores de comunidades terapêuticas.
Thiago Ramos elucidou que a redução de danos pode ser realizada a partir de políticas e estratégias incluem várias práticas, como a educação sobre os riscos que o consumo de drogas provoca, a orientação e a promoção de estilos de vida saudável. Enfatizando que a Redução de Danos preconiza a autonomia e a garantia de direitos do sujeito.
Maicom Marques considera que estes encontros são extremamente oportunos para a sociedade. “Essas ações contribuem consideravelmente para o debate sobre prevenção, cuidado e tratamento. Uma vez que são traçadas estratégias pertinentes, que atendam a realidade local para efetivar a política sobre drogas”, relatou.