A Prefeitura de Divinópolis informa que a Gerdau entregou para a cidade uma escultura imponente de aço com cinco metros de altura, criada pelo artista plástico Giovani Fantauzzi. A escultura "Arte em Aço" foi instalada em caráter definitivo no Complexo Gravatá, permitindo o acesso gratuito à toda a população e fará parte do acervo permanente da cidade.
A obra foi selecionada por meio de edital, lançado pela Gerdau em 2021, para comemorar os 120 anos da companhia, e foi doada ao município para celebrar os seus 111 anos. O projeto inédito, que inclui a instalação de outras oito peças de artistas mineiros em diferentes municípios de Minas Gerais, também pretende enaltecer a história do estado e reforçar os laços da empresa com as cidades onde está presente. Essa é a segunda obra entregue pela Gerdau. A primeira está instalada no Jardim do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.
Segundo o gerente executivo da Gerdau em Divinópolis, Tiago Mascarenhas, Minas Gerais tem grande protagonismo na história de 120 anos da Gerdau, por isso a iniciativa de homenagear o estado. “Esse edital tem o intuito de reconhecer e incentivar manifestações artísticas que reforcem a riqueza cultural mineira. Queremos presentear as cidades com essas esculturas, impactar as pessoas e ampliar o contato da população com a história mineira, por meio da arte”, disse.
A cerimônia de entrega da escultura ocorreu no dia 31 de maio e contou com a presença do prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo. "É importante Divinópolis ter a cultura desenvolvida em todos os lugares, e o maior complexo cultural que temos na cidade é o Complexo Gravatá e termos uma escultura em aço neste local só demonstra o quanto nossas industrias são importantes para o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade”, destacou.
A vice-prefeita e secretária de governo de Divinópolis, Janete Aparecida, também estava presente na cerimônia de entrega. “Nós só temos que agradecer a Gerdau, essa empresa parceira que tem sua assinatura em cada canto de Divinópolis, principalmente em nossos espaços culturais. A Escola de Música que é um dos nossos equipamentos mais antigos e que já formou diversos artistas renomados em nossa cidade e no estado tem a honra de contar agora com uma escultura tão importante. Agradeço imensamente a Gerdau”, afirmou.
Produzida toda em aço, a obra possui cinco metros de altura e é concebida a partir de barras de aço que brotam do chão, desenhando o espaço, geometricamente, e formando um conjunto de simetria perfeita. Para elaborar a proposta, Fantauzzi, que teve como mestres nomes como José Amâncio de Carvalho e Amilcar de Castro, foi buscar inspiração em um elemento tradicional de Minas Gerais, o aço. “A obra é um marco importante para a arte em Divinópolis e é mais um exemplo do compromisso da Gerdau com a cultura e com a valorização dos artistas brasileiros. O público terá a chance de conhecer essa obra que nasce para ser tocada, sentida e experimentada”, destaca Giovani Fantauzzi.
A escultura
A escultura traz um desenvolvimento conceitual da obra alinhado aos reconhecidos trabalhos do artista plástico contemporâneo Giovani Fantauzzi, agregando elementos que remetem a legados da história de 300 anos do estado de Minas Gerais e do Barroco. Outro legado é a consciência e a luta pela liberdade, características fundamentais da alma do povo mineiro.
Além de sua beleza estética e cultural, a escultura de Giovani Fantauzzi possui grande valor educativo. Com acesso gratuito e irrestrito a toda a população da cidade e aos turistas que passam pelo Complexo Gravatá, a obra contará ainda com um programa educativo voltado para crianças e jovens da rede pública de ensino, que serão convidados a visitar e interagir com a obra e com o escultor Giovani Fantauzzi. As atividades contarão com intérprete de libras. A obra traz placa de identificação com tradução em braile. O objetivo de tornar o trabalho acessível também para as pessoas com deficiência.
O projeto da Escultura Arte em Aço, de Giovani Fantauzzi é apresentado pelo Governo de Minas, com o patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Turismo e Cultura de Minas Gerais (Secult/MG). Conta com o apoio da Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A concepção do projeto é da Luz Comunicação.
Giovani Fantauzzi
Há mais de 50 anos, o premiado escultor Giovani Fantauzzi se dedica a criar obras em versões únicas, desde que entrou na Escola Guignard, tendo como mestres José Amâncio de Carvalho e Amilcar de Castro, com quem trabalhou e se tornou grande amigo.
Uma característica marcante de Giovani Fantauzzi é trabalhar, exclusivamente, com aço oxidado, priorizando esculturas de médio e grande porte. Uma outra característica da obra do escultor é a interatividade. Sua obra é para ser tocada, sentida.
A intimidade do artista com o material pode ser conferida em centenas de obras, esculturas em aço, já expostas em diversas galerias de arte e espaços públicos do país e do exterior. Desde a concepção de uma ideia, passando pelo desenho do projeto, cálculo para produção, execução e montagem estão no escopo do seu cotidiano artístico.
Além da habilidade com todas as etapas para a produção de uma obra, Fantauzzi também traz o dom de ser professor, sendo um dos mestres na Escola Guignard. Essa experiência confere ao artista a facilidade em atuar junto às escolas e à comunidade em geral, seja para fazer palestras acerca de seu trabalho, seja para participar de oficinas com jovens ou divulgação espontânea a outros públicos.
Acesse a Galeria de Fotos deste evento através deste link
https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/0/galeria-de-fotos/282/inauguracao-escultura-arte-em-aco---gerdau