30 MAI 2023
Semusa entrega equipamentos para ACS do Programa Saúde com Agente
A Prefeitura de Divinópolis, através da Diretoria de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou hoje (30/5) o cumprimento de um dos compromissos firmados junto ao Programa Saúde com Agente.

Na ocasião, foram distribuídos 150 aparelhos eletrônicos de aferição de pressão arterial, 150 glicosímetros com fita e 150 oxímetros de pulso. Foi entregue um material para cada agente comunitário de saúde, em pleno exercício do curso, para que possam ter maior acesso às práticas e, após concluída a sua formação, possam ampliar o escopo de suas ações na assistência direta ao cidadão.

O programa promove capacitações para formação técnica do agente comunitário de saúde e do agente de combate às endemias. A disponibilização dos aparelhos é uma das etapas do treinamento, com o intuito de melhorar o aproveitamento do conteúdo ministrado no curso, visando, além de qualificação profissional, fortalecimento das ações da APS.

A iniciativa das ações é do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com Prefeitura Municipal, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).