25 MAI 2023
Semas realiza palestras em Ermida em prol do Maio Laranja
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou ontem (24/5), uma série de palestras desenvolvidas por equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em prol do “Maio Laranja”, para estudantes da Escola Estadual Antônio Belarmino Gomes, de Santo Antônio dos Campos (Ermida).

O objetivo das palestras foi levar informação sobre mecanismos de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes para os estudantes e equipe pedagógica, tema da Campanha Maio Laranja.

Na oportunidade, entre os diversos aspectos abordados, foram levantados os pontos positivos e também os riscos do uso da internet, ilustrados com a exibição de um vídeo com cenas envolvendo distorções de voz e imagem para enganar crianças e adolescentes no meio virtual.

Durante as palestras, os estudantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e comentários, promovendo um diálogo sobre a responsabilidade de todos na proteção contra o abuso sexual e exploração de crianças e adolescentes. Foram disponibilizados os canais de denúncia e os órgãos de defesa de direitos e a rede de proteção.

Participaram das palestras, ao todo, 252 alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, juntamente com os professores que acompanharam as turmas. Os profissionais responsáveis pelas palestras foram as assistentes sociais, Adriana Reis, Camila Ramos e Kênia Oliveira; a psicóloga e técnica de referência da Política para Mulheres, Rosângela Botelho; a coordenadora do Creas, Adriana Eva, e as estagiárias, Laura Frazão e Maria Eduarda.