24 MAI 2023
Ambulatório de Dengue encerra suas atividades com 2.690 atendimentos realizados
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que o ambulatório de casos suspeitos de dengue, que funciona na Policlínica, encerrará suas atividades nesta sexta-feira (26/5). Em funcionamento desde o dia 8 de março, o ambulatório foi uma ferramenta de apoio temporário que auxiliou o município a garantir mais agilidade nos atendimentos, especialmente neste período de alta incidência da doença.

O ambulatório foi responsável por 2.690 atendimentos no período de 8 de março a 23 de maio, sendo realizados, em média, 70 atendimentos por dia. Nas últimas semanas houve uma redução significativa nestes atendimentos, sendo realizados uma média de 35 atendimentos/dia. Frente a isso, a Secretaria Municipal de Saúde tomou a decisão de encerrar as atividades deste ambulatório. Com isso, os atendimentos relacionados a sintomas de dengue continuarão a ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde.

A Vigilância em Saúde Ambiental realizou, de 15 a 19 de maio de 2023, o 2° Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), para verificação da presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya no município, como forma de direcionar as ações de combate ao vetor. De acordo com os dados, o resultado obtido de 2,8% teve queda de 75% em relação ao último levantamento realizado em janeiro de 2023, quando o índice ficou em 11,3%.

A finalização das atividades do Ambulatório de Dengue, portanto, é simbólica pois mostra, que o surto desta doença está sob controle, não isentando a responsabilidade de cada cidadão em manter os cuidados em nossas residências, evitando deixar água parada.

Por outro lado, tem sido preocupação da Administração o aumento dos casos relacionados a sintomas gripais. Sendo assim, a Semusa vem executando providências para a abertura de um ambulatório de casos sintomáticos respiratórios na Policlínica, nos próximos dias, que visará acolher este público propiciando a população mais um dispositivo de saúde, além das Unidades de Atenção Primária e da UPA Padre Roberto.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024