19 MAI 2023
Cras Noroeste realiza encontro de famílias do SCFV da Adap
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Cras) Noroeste, realizou ontem (18/5), o encontro de Famílias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Associação Divinopolitana de Assistência e Promoção (Adap).

O evento teve como tema “A importância dos laços parentais e da qualidade das interações para o desenvolvimento infantil”, em referência ao Dia das Mães. O objetivo do encontro foi promover aproximação entre os familiares e crianças atendidas com a equipe do Cras, considerando o trabalho do técnico de referência do serviço voltado para a orientação, apoio e cuidado com o público atendido, no Serviço de Atendimento e Proteção Integral à Família (PAIF).

O tema do encontro foi desenvolvido a partir da história “O homem que amava caixas”, de Sthefen Michael King, editado pela Brinque Book, levando a reflexão sobre as diversas formas de expressão de afeto nas relações familiares, com destaque para valorização da criança em suas manifestações e a importância da atenção e cuidado para o fortalecimento de vínculos intrafamiliares. O diálogo levantou ainda a concepção de saúde e adoecimento em uma visão contextualizada.

O encontro evoluiu da conversa entre os participantes sobre a história para vivências interativas entre os pais e filhos, e também entre os participantes. Foram utilizadas técnicas de dinâmicas de grupo que permitiram experiências lúdicas que despertaram expressões de afetos e descontração entre os presentes.

O encontro envolveu a participação de 20 pessoas, incluindo adultos e crianças, os quais o avaliaram positivamente. Estiveram presentes o coordenador da Adap, Adriano Martiniano; a educadora Social do SCFV, Marta de Sousa; e a equipe de suporte do Cras, Eliana Maria de Paula e Antônia Eustáquia Faria, contribuindo com o trabalho, sob coordenação de Rosângela Botelho e da estagiária de psicologia, Ana Júlia Santos.

Para finalizar as atividades, houve sorteio de brindes e lanche. Na oportunidade, divulgou-se a Pré-conferência da Assistência Social, que acontecerá em breve, incentivando a participação dos usuários dos serviços.