A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulga os eventos que serão realizados nos próximos dias em comemoração à luta antimanicomial, promovidos pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps III, Caps-Ad e Capsi).
A luta antimanicomial é comemorada nacionalmente no dia 18 de maio, data que ficou conhecida devido a um encontro de trabalhadores e grupos favoráveis a políticas antimanicomiais no país, que ocorreu neste dia no ano de 1987. Surgiu a proposta, neste encontro, de reformar o sistema psiquiátrico brasileiro que, até então, apresentava-se focado na hospitalização e na medicalização do cuidado.
Devido as diversas denúncias e evidências de torturas, isolamentos, maus tratos, agressões, incapacitações devido a violência, e mortes ocorridas, os hospitais psiquiátricos, também conhecidos como manicômios, começaram a serem alvos de fiscalizações, sendo fechados um a um no país. Assim, com o fechamento dos manicômios/hospitais psiquiátricos, houve a necessidade da criação de uma rede de cuidados às pessoas com transtornos mentais e vítimas e sobreviventes do cuidado psiquiátrico.
Assim, surgiu a RAPs (Rede de Atenção Psicossocial) que veio pensar, articular, implementar e cuidar das pessoas com transtornos mentais de uma forma mais humanizada, democrática e, o mais importante, em liberdade. Os manicômios foram e estão sendo fechados, porém o cuidado manicomial é mais enraizado e ainda está presente nas condutas da população e profissionais da saúde, seja pelo preconceito, estigmas e/ou na redução do cuidado em saúde mental ao cuidado psiquiátrico.
O dia 18 de maio ficou conhecido como símbolo dessa luta que deve ser constante e persistente. Nesta semana, o município de Divinópolis comemora, alegremente, os valores e princípios da luta antimanicomial.
Veja a programação:
15, 16 e 17/5 - Exposição de artesanatos e cartazes/oficinas na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), das 18h às 21h30.
16/5 - Cine Saúde Mental, no período da tarde, realizado no Teatro Gravatá, para usuários dos serviços de saúde mental.
18/5 - Oficina de dança circular, cartazes e pinturas na Uemg, das 9h às 11h30, para usuários dos serviços de saúde mental e acadêmicos da universidade.
19/5 - I Simpósio em comemoração à luta antimanicomial, na faculdade Anhanguera (antiga Pitágoras), das 8h às 17h, para profissionais da saúde, usuários dos serviços de saúde mental e pessoas interessadas no tema.
27/5 - Festival da Loucura, na Praça do Santuário, das 14h às 18h, com trações musicais e sarau de saúde mental.