A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou nos dias 9 e 10 de maio, ações de educação em saúde para usuários das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) Itaí, Serra Verde, Planalto e Catalão.
Na terça-feira (9/5) a ESF Itaí, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Semej), promoveu mais um encontro com o grupo de atividade física. Na ocasião, foi realizada ginástica, conduzida pela educadora física Amanda Sthefanie Costa. Em seguida, a agente comunitária de saúde, Suellen Cristina, orientou as usuárias a respeito de vida saudável e da importância da vacinação.
Ontem (10/5), a unidade do Serra Verde, durante a sala de espera, fez uma abordagem sobre o tema de violência contra a mulher. Foram entregues folhetos com informações a respeito das diversas formas de violência, como moral, sexual, física, psicológica, virtual e patrimonial, além de orientações sobre a importância de pedir ajuda. A ação foi conduzida pela agente comunitária de saúde, Sirlene Aparecida.
A ESF Planalto realizou ontem, no salão da igreja Santa Luzia, atividade coletiva de chi kung, com exercícios de respiração e relaxamento. Após as atividades, os acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei (UFJS), que compõe o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), iniciaram a oficina de higiene do sono, grupo que propõe práticas que possam auxiliar na qualidade do sono e melhoria da qualidade de vida, especialmente para pacientes acometidos pela covid-19.
Ontem, durante a sala de espera da ESF Catalão, a dentista, Laís Ferreira, junto com a auxiliar em saúde bucal, Simone Thompson, fizeram uma abordagem sobre prevenção do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.