A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), continua o levantamento da trajetória das Festas de Cruz em Divinópolis. Hoje (10/5), foi realizado um encontro com os representantes Marcos Silva, Antônio Vaz da Irmandade de Branquinhos, mediada pelos historiadores e entrevistadores Faber Barbosa e Maria Luiza Grossa.
Durante o encontro destacou-se a antiguidade das festividades realizadas na comunidade sendo a comemoração das festividades de Santa Cruz iniciada por volta do ano de 1878 e do Reinado em 1838. Além da longa trajetória histórica, a comunidade abriga ainda um considerável contingente de descendentes de famílias ancestrais, entre os quais destacam-se antigos agricultores e trabalhadores escravos, elemento que também contribui imensamente para enriquecer a pesquisa.
Em 2022, a Semc, após o desenvolvimento de uma etapa de pesquisas, construiu um primeiro documento que embasou o registro das Festas de Santa Cruz como patrimônio imaterial de Divinópolis. Para a realização desse processo, os registros de entrevistas com lideranças dessas celebrações foram cruciais para o conhecimento da dinâmica das Festas de Cruz e o levantamento de sua história.
As entrevistas buscam coletar informações sobre o início e a forma de comemoração da Festa de Santa Cruz em cada Irmandade. Anteriormente, foram realizadas entrevistas com lideranças das Irmandades dos bairros: São Luiz, Vale do Sol e Interlagos.