A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou hoje (25/4) a segunda etapa de testagem rápida e orientação na Faculdade Anhanguera (antiga Faculdade Pitágoras).
A segunda etapa foi promovida através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), dando continuidade a semana acadêmica da faculdade. Durante o evento, o tópico abordado foi a orientação sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST), além de 280 testes rápidos realizados para estas doenças.
A segunda etapa foi solicitada pela direção da Anhanguera, para contemplar alunos que não conseguiram participar na primeira edição. Esta ação tem o intuito de ampliar as informações sobre o tema, para aumentar o conhecimento dos jovens sobre estas doenças, para transformar o comportamento dos jovens e reduzir a transmissão entre a população.
De acordo com a supervisora do CTA, Marlene Ferreira, a melhor arma para esta luta contra a transmissão das doenças, é o conhecimento. “Conversar sobre este tema é de suma importância, ainda mais com os jovens. Familiarizá-los destas IST’s é essencial para a redução de sua transmissão. A primeira visita na faculdade foi ótima, então é gratificante realizar uma segunda etapa, para podermos disseminar as informações para tantas pessoas, em busca de um caminho mais saudável para todos, e ampliar o acesso da população estudantil aos serviços da saúde pública”, ressaltou.