A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), informa sobre a primeira produção de longa de animação do interior de Minas Gerais.
O filme “Placa-mãe”, dirigido pelo diretor Igor Bastos e distribuído pela O2 Filmes, chegará aos cinemas em dezembro. O longa conta a história de uma robô que ganha cidadania e adota duas crianças. Durante o filme alguns pontos turísticos e de importância para o município, passarão nas telas.
Bastos comenta que a inspiração para a realização do longa veio de uma notícia lida em 2017, que contava a história de um autônomo chamado Sofie que ganhou cidadania na Arábia Saudita. Juntando o atual momento, de relevantes discussões sobre Inteligência Artificial, o diretor pensou como um robô com cidadania poderia impactar a vida da humanidade.
O secretário de Cultura, Diniz Borges, comenta sobre a importância do filme. “É empolgante imaginar o decorrer do longa, o qual trabalhará com uma Minas Gerais do futuro. É enriquecedor e de extrema alegria para a cultura ter acesso a um filme produzido por um divinopolitano e ter a possibilidade de prestigiar nos cinemas. Parabenizo o diretor por levar o nome de Divinópolis para todo o Brasil e até mesmo para o exterior”, comentou.
O diretor, Igor Bastos, é formado em Cinema de Animação e Artes Digitais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente fundou a Espacial Filmes, e é o diretor mais jovem do Brasil a dirigir um longa-metragem de animação na história do Brasil.