A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), realizou na sexta-feira (14/4), o evento final do InoveM na Escola Estadual Patronato Bom Pastor.
Durante o evento foram realizadas apresentações de cinco projetos inovadores e pré-selecionados dos alunos do ensino médio da Escola Patronato Bom Pastor, sendo eles:
Stop.S: Aplicativo de desincentivo ao tabagismo, com temporizador para diminuição gradual do uso do cigarro, apoio com psicólogos voluntários, informações para ajudar os fumantes e venda de produtos para auxiliar no processo, como balas e pastilhas.
Pet Meet: Aplicativo que conecta animais abandonados ou em ONGs com pessoas que querem adotar um novo pet.
Malcs: Um sistema que une tratamento correto do esgoto da cidade de Divinópolis e o uso dessa água em parques aquáticos na região.
Eco Green: Um novo sistema de coleta de lixo para Divinópolis, onde todo o lixo da cidade é transportado por dutos subterrâneos, tornando a coleta de lixo mais eficiente e diminuindo a poluição visual da cidade.
Vision: Um aplicativo para deficientes visuais terem mais autonomia em suas vidas, com assistente de voz, transcrição de tela, leitores digitais, reconhecimento de objetos e GPS guiado por voz.
As apresentações aconteceram para uma bancada de avaliação dos projetos composta pela Heloísa Colares, coordenadora de Apoio ao Empreendedor da Semdes; pela Maria Paula, agente local de Inovação do Sebrae e Vinícius Tarabal, diretor-geral da Liga Acadêmica de Empreendedorismo e Inovação (Laemi) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
Ao final da cerimônia foi efetuado a premiação com cestas e troféus da empresa Farmax, dos três escolhidos pela banca, sendo eles respectivamente do terceiro ao primeiro lugar, Stop S, EcoGreen e Vision.
O InovEM é um projeto visando dinamizar o desenvolvimento do município, incentivando o pensamento empreendedor e inovador dentro das escolas. Durante o programa, os alunos foram ensinados a perceberem problemas, propor soluções, apresentar suas ideias de uma maneira objetiva e esclarecedora e utilizarem ferramentas para organização pessoal, de equipe e de pensamentos.
Além da capacitação dos estudantes, também, foi proporcionado aos professores uma capacitação, visando ensiná-los a utilizarem as ferramentas apresentadas a eles, em projetos futuros propostos pela escola.
O programa organizado pela Prefeitura, pelos agentes locais de inovação do Sebrae das modalidades Educação Empreendedora e Ecossistema de Inovação, pela Laemi da UFSJ, pelo Grupo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Grite) e pelo Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei), o programa tem ainda patrocínio da empresa Farmax e da agência de marketing Aerostato Comunicação.
Luiz Angelo Gonçalves, secretário de Desenvolvimento Econômico, agradeceu aos apoiadores do projeto. “Quero primeiramente destacar minha gratidão aos parceiros do projeto, dentre eles, o Sebrae, a UFSJ, a Escola Patronato, entre outros, e, também, quero ressaltar a importância desse projeto para o incentivo da educação empreendedora no município”, frisou.
A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, ressaltou a importância de os participantes estarem na final. “Está na final de um projeto como esse é uma coisa excelente, pois mesmo os que não ganharem o prêmio, vão levar para casa o mais importante troféu que alguém pode ter, que é o conhecimento, pois ele ninguém tira de você em momento nenhum da sua vida, o aprendizado é eterno!”, evidenciou.
Luiza Amélia Coimbra, superintendente regional de Ensino da Secretaria de Estado da Educação, parabenizou os alunos. “Quero parabenizar a todos que abraçaram o InovEM e parabenizar aos alunos, que hoje estão dando o seu primeiro passo, e se Deus permitir de muitos, rumo ao empreendedorismo no seu futuro. E torço para que esse seja apenas o primeiro projeto de muitos que virão”, afirmou.
Heloísa Colares, realçou qual foi o motivo da criação do programa. “O projeto nasceu a partir de uma motivação de levar inovação e empreendedorismo aos jovens de Divinópolis e teve o objetivo de capacitar, também, os professores, para que juntos possam criar produtos inovadores e terem um futuro brilhante”, enfatizou.
Maria Paula, comentou sobre sua felicidade em participar do evento. “Estou extremamente feliz por estar aqui representando o Sebrae nesse projeto, que visa trazer o empreendedorismo para dentro das escolas e queria agradecer a todos os nossos parceiros que tornou esse momento possível”, expressou.
O diretor-geral da Laemi da UFSJ, exprimiu o que espera que os alunos tenham tido como experiência. “Queria agradecer a todos que participaram do projeto na questão da organização, aos participantes da liga, a Grite, a Vuei e principalmente aos alunos, que aderiram ao programa. E mais importante, espero que os alunos tenham se divertido e aprendido algo que os ajudará no futuro”, pontuou.
Também esteve presente no evento o secretário de Administração, Thiago Nunes.