A Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoverá um encontro para orientação técnica aos gestores das unidades privadas de educação infantil do município, com o propósito de ressaltar a importância do oferecimento de leite materno em creches.
A ação ocorrerá no dia 12 de abril, no auditório da Semed, as 13h30, e tem como intuito, realizar orientações às unidades privadas que atendem a creche, quanto a nota técnica do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), sobre o incentivo ao aleitamento materno no ambiente escolar, e alimentação complementar adequada e saudável das crianças do local.
Com esta reunião, a Semed tenta ampliar a conscientização de suas 35 unidades privadas normatizadas e reconhecidas para o atendimento à creche, reforçando a importância da amamentação, e do oferecimento de leite materno aos bebês nestes locais.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), publicou a nota técnica N3049124/2022, sobre o aleitamento materno para crianças de creches, de até 3 anos, no contexto do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O documento apresenta sugestões e recomendações sobre o fornecimento de leite materno no ambiente escolar e a oferta de uma alimentação complementar adequada e saudável, a partir dos seis meses.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde é que o leite materno seja ofertado até os dois anos ou mais, sendo de forma exclusiva até o sexto mês de vida da criança. Ao atingir essa idade, deve-se introduzir a alimentação complementar adequada e saudável, com a continuidade do aleitamento materno.
Neste sentido, para orientar mães, professores, gestores escolares, merendeiras, entre outros atores envolvidos com a alimentação nas creches, a nota técnica do PNAE traz instruções sobre a extração, o armazenamento e o transporte do leite materno. Também apresenta recomendações para a oferta desse alimento no ambiente escolar, além de orientações sobre alimentação complementar saudável após os seis meses.