A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), informa que os preços dos produtos para a páscoa tiveram um aumento de cerca de 19%, informa estudo.
O levantamento, realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômico-Sociais (Nepes) da Faculdade Una Divinópolis, mostra um aumento de 19,5% em 2023, enquanto a inflação acumulada em 12 meses está em 5,6%. Os valores variaram de acordo com o tamanho do produto e da marca.
O professor universitário e coordenador do Nepes/Una, Wagner Almeida, aponta alguns fatores que podem explicar a alta dos ovos de Páscoa. “O aumento no custo da matéria-prima e das embalagens são fatores para este aumento. Além do leite, o chocolate, principal insumo do produto, ficou 13,9% mais caro nos últimos 12 meses.” afirma ele.
Aos que desejam economizar na hora da compra do ovo de Páscoa, Wagner tenta trazer a solução para este problema. “É importante que você pesquise os preços entre os estabelecimentos. Evite levar as crianças durante as compras, já que as publicidades são muito direcionadas a elas. Além disso, avalie se é melhor comprar os ovos ou a barra de chocolate para fazer a confecção caseira. Se você não se preocupa com a data, uma dica é comprar após o feriado, pois muitas lojas fazem liquidações de estoque, e o preço tende a cair.” orientou ele.
A pesquisa foi realizada considerando 5 diferentes supermercados que vendem o produto. Os dados foram coletados de 30 de março até o dia 2 de abril. Foram pesquisadas as marcas Garoto, Nestlé, Kinder, Ferrero Rocher, Arcor, Lacta e Toc Mix. A marca que teve maior variação de preço entre um supermercado e outro, foi o Arcor de 205g. A variação chegou a 42,9%. Também teve grande variação de preço o Kitkat (29,8%) e Galak (29,8%).