A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou nos dias 29, 30 e 31 de março, mais um treinamento introdutório em sala de vacina.
O treinamento tem como objetivo a promoção do conhecimento das normas técnicas e das práticas seguras em sala de vacina, e visam a qualidade e segurança dos usuários. A capacitação acontece periodicamente e foi destinada aos novos técnicos e enfermeiros ingressos na rede de Atenção Primária de Saúde (APS). Ao todo, foram capacitados 32 profissionais.
O coordenador da Central de Imunização, Tércio Leão, destacou a importância deste treinamento introdutório. “Esse treinamento possibilita que os profissionais, recém-chegados à APS, introduzam o conceito de boas práticas em salas de vacinas, além de conhecerem o processo de conservação, armazenamento e distribuição da rede de frio, para aperfeiçoar os conhecimentos técnicos e científicos dos profissionais. A ação aprimora as técnicas de administração dos imunobiológicos e seus possíveis Eventos Supostamente Atribuídos a Vacinação e Imunização (Esavi). Dessa forma, é esperado que a equipe fique cada vez mais qualificada para prestar um serviço de excelência à população divinopolitana,” pontuou.
A Central de Imunização segue um cronograma de capacitações planejado, juntamente com a Diretoria da Atenção Primária à Saúde (Daps). Desta forma, periodicamente, os grupos profissionais que ingressam na rede de APS realizam o treinamento e atualização sobre o tema.